Laboratório foi isolado e Perícia da Polícia Federal atuará na investigação das causas do acidente (Foto: Twin Alvarenga)

Um incêndio, devido a uma pequena explosão, no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) não vai prejudicar em nada os candidatos que fazem provas do Pism no instituto. O fato pode ter sido causado por problemas elétricos numa geladeira que armazenava produtos reagentes. Não houve vítimas.

A suspeita preliminar é de que tenha ocorrido problema elétrico na geladeira ou faltado energia elétrica. Agentes da Polícia Federal realizaram uma perícia técnica no local e, ouvindo o coordenador do laboratório, professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira, acredita-se que os produtos reagentes, ao ficarem sem refrigeração, provocaram a explosão, seguida de combustão. O laudo pericial ainda será concluído.

Perícia da Polícia Federal atuou pela manhã no laboratório de Química (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O incêndio teve início às 2h35, quando o vigilante Júpiter Nunes Nogueira percebeu o fato e acionou o Corpo de Bombeiros, que chegou ao ICE às 3h16. Pela manhã, os Bombeiros retornaram para vistoriar o local e constataram que não há risco estrutural no prédio. Também não há risco tóxico. Toda a área foi isolada pela equipe de Vigilância da UFJF, com orientação da Polícia Federal e dos Bombeiros.

No laboratório ainda há outras duas geladeiras que não foram afetadas pois armazenam somente produtos de reação e materiais biológicos, como algas e líquens, não trazendo portanto nenhum risco. O local está liberado para limpeza.

Desde cedo toda a equipe de gestão da UFJF se mobilizou no local, acompanhando os fatos: Pró-reitoria de Infraestrutura, Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e Imagem Institucional, além do diretor do ICE, professor Wilhelm Passarella Freire.