31231026740_e630ed9bd3_z

Wellington Carlos da Conceição defendeu a tese no anfiteatro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O doutorando Wellington Carlos da Conceição, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia  Elétrica (PPEE), defendeu, nesta segunda-feira, 12, a tese “Programação Dinâmica Estocástica com Discretização do Intercâmbio de Energia entre Subsistemas Hidrotérmicos no Problema de Planejamento da Operação”. A pesquisa apresenta uma metodologia alternativa para resolução do problema de planejamento da operação de médio prazo de sistemas hidrotérmicos, utilizando a técnica de sistemas equivalentes de energia e programação dinâmica estocástica.

Segundo o doutorando, o interesse pelo estudo surgiu pela relevância do tema para o sistema brasileiro de energia. “Atualmente, a operação do sistema brasileiro é um problema complexo, pois o sistema é de grande porte, com predominância de geração hidráulica e possui grandes incertezas em relação às chuvas, o que pode dificultar o funcionamento dos sistemas hidrotérmicos de grande porte”, explica.

A tese foi desenvolvida através de uma técnica de otimização denominada programação dinâmica, que foi implementada em uma plataforma computacional, capaz de ler os dados oficiais do sistema elétrico brasileiro e realizar simulações sobre o planejamento da operação de médio prazo.

Para o professor orientador da pesquisa, André Luís Marques Marcato, o trabalho é importante, pois a otimização do uso dos recursos para geração de eletricidade é um tema de alta relevância para o país, envolvendo aspectos econômicos, ambientais e sociais. “A tese de doutorado do Wellignton envolve a otimização da forma como os recursos energéticos são utilizados para geração de energia elétrica, integrando usinas hidrelétricas (as quais usam a água disponível nos nossos mananciais) e as usinas termelétricas (que em sua maioria usam combustíveis fósseis e poluem o meio ambiente). No caso das usinas hidrelétricas, a água que é utilizada para fazê-las funcionar é um bem do país e pode ser utilizada para diversas outras aplicações, como abastecimento das cidades com água potável, irrigação, lazer, navegação, pesca e etc”, destaca  Marcato.

Contato:

Wellington Carlos da Conceição  (doutorando)
wellington.conceicao@ifsudestemg.edu.br

André Luís Marques Marcato (orientador)
andre.marcato@ufjf.edu.br

Banca examinadora:

André Luís Marques Marcato – (UFJF – orientador)
João Alberto Passos Filho – (UFJF – coorientador)
Ivo Chaves da Silva Junior (UFJF)
Bruno Henriques Dias (UFJF)
Reinaldo Castro de Souza (Pontifícia Universidade  Católica – PUC RJ)
Edmarcio Antonio Belati (Universidade Federal do ABC)