31205876480_7e4d05232c_o

Candidatos realizaram o primeiro dia de provas dos módulo I, II e III do Pism (Foto: Géssica Leine/UFJF )

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início neste domingo, 11, às provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O número de inscritos superou o do ano passado, com 2.130 candidatos a mais, fazendo desta edição a maior da história do Pism. Ao todo, serão 26.022 candidatos e 1.439 vagas, que serão disputadas pelos 4.703 candidatos do módulo III  para cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

A maior parte dos inscritos está no módulo I do programa, que conta com 13.334 candidatos, seguido pelo módulo II, com 7.985, e pelo módulo III, com 4.703 inscritos. Em Juiz de Fora, são 15 locais de prova, sendo 13 fora dos domínios da UFJF. Os dois vinculados à Universidade são o campus e as faculdades de Medicina e de Fisioterapia, ambas localizadas na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (HU). O exame também é aplicado em mais quatro cidades: Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

A aplicação dos exames começou às 13h e terminou às 17h30. O gabarito das provas objetivas do primeiro dia já está disponível online.

Primeiro dia de provas

30739178854_4e64d664c3_o

Candidatos aguardam abertura dos portões para realização das provas (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Neste domingo, os candidatos dos módulos I e II realizaram provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Química, Matemática e Geografia. Ao todo, no dia de hoje, são 20 questões objetivas (cinco por conteúdo), valendo um ponto cada uma, e oito questões discursivas (duas por conteúdo), valendo cinco pontos cada. Amanhã, será a vez de Literaturas, Biologia, Física e História.

Já os candidatos do módulo III fizeram provas objetivas de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, contabilizando cinco questões por conteúdo, vinte no total, valendo um ponto cada. As questões discursivas são distribuídas de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato, cada uma valendo até cinco pontos. Todos os candidatos do Pism III responderam sobre Língua Portuguesa e, dependendo da área escolhida, também sobre Matemática (áreas de Exatas, Economia e Administração), Literaturas (área de Humanas), Biologia (área de Saúde) e Sociologia (área de Humanas, Economia e Administração). A quantidade de questões distribuídas por área está especificada no edital.

Candidatos faltosos

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) registrou, neste primeiro dia de Pism, 1.845 estudantes inscritos ausentes. O maior número de faltosos é referente ao módulo I: 1.202 dos 13.334 candidatos faltaram, representando um percentual de 9,01%. No módulo II, a porcentagem de faltosos chegou a 5,39% (430), enquanto o módulo III alcançou o menor percentual, de 4,53% (213). Ao todo, contabilizando os três módulos, o percentual de ausentes é de 7,09% – menor do que o calculado na edição passada, que registrou 12,29% de candidatos faltosos.

A Copese também divulgou que, neste primeiro dia de Pism, foram 242 candidatos ausentes em Governador Valadares, onde as provas foram aplicadas em três locais: Faculdade Pitágoras (180 faltosos), Escola Estadual Dona Arabella Almeida Costa (21) e Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz 41).

30768233673_5ca18e1a14_o

Ao todo 141 pedidos de atendimento especial foram realizados para as provas do Pism na edição de 2016. (Foto: Twin Alvarenga / UFJF)

Atendimentos especiais

No campus-base, houve 134 pedidos de atendimento especial, sendo 128 desses realizados no prédio da Faculdade de Educação, enquanto outros quatro foram acolhidos em prédios com salas comuns, com atendimento específico. Já o campus avançado de Governador Valadares registrou sete atendimentos especiais – todos no prédio da Faculdade Pitágoras.

Divulgação dos gabaritos e recursos
Os gabaritos das provas objetivas dos três módulos do Pism têm previsão de estarem disponíveis para consulta no site da Copese ainda hoje. Os recursos referentes às formulações de questões e aos gabaritos de cada uma das provas devem ser protocolados junto à Central de Atendimento ou pelo email vestibular@ufjf.edu.br, pelo candidato ou representante de estabelecimento de ensino, na terça-feira, 13, das 9h às 16h. Só serão considerados válidos os recursos interpostos por meio de requerimento de próprio cunho, contendo nome, qualificação e telefone de contato, além das respectivas e específicas razões para cada questão ou gabarito contestados. A Copese tem 72 horas para julgar os recursos.

Candidatos por vaga

O curso mais procurado entre os estudantes, em números absolutos, abrangendo todos os grupos, foi o de Medicina, com 510 candidatos disputando as 54 vagas oferecidas. Medicina também aparece como o curso mais concorrido no grupo C, com 12,48 inscritos por vaga. Nos grupos B e E o mais disputado foi o de Psicologia, com 24 e 18 candidatos por vaga, respectivamente. A graduação em Direito noturno é a mais concorrida no grupo A, com 7,6 candidatos/vaga, e, no grupo D, o maior número ficou com o curso de Fisioterapia diurno com 5,5.

Confira aqui a relação de candidato por vaga nos cursos oferecidos no campus de Juiz de Fora

Entre os cursos oferecidos no campus de Governador Valadares, o mais concorrido também foi o de Medicina, sendo que, no grupo C, a relação de candidato por vaga é de 16,87. A segunda maior concorrência entre as 250 vagas oferecidas em Governador Valadares ficou no curso de Odontologia no grupo B, com 6,5 estudantes disputando cada vaga. Outro destaque é o curso de Direito oferecido no módulo diurno, que recebeu 120 inscrições para as 30 vagas oferecidas nos cinco grupos.

Confira aqui a relação de candidato por vaga nos cursos oferecidos no campus de Governador Valadares

Notas finais

Os resultados preliminares das provas do Módulo III do Pism serão divulgados a partir das 15h do dia 24 de janeiro de 2017, conforme previsto no edital. No dia 25 de janeiro, das 9h às 16h, a Copese receberá os recursos referentes às notas dessas provas, por meio da Central de Atendimento. Só será admitido recurso com pedido de revisão de, no máximo, dois conteúdos. Será recolhida taxa no valor de R$ 22, por conteúdo, no ato do requerimento. Os recursos serão julgados em 72 horas. O resultado final do Pism III sai no dia 2 de fevereiro de 2017, a partir das 15h.

As notas das provas dos módulos I e II saem no dia 16 de março de 2017, às 15h. Os recursos referentes a esses resultados podem ser interpostos até o dia 17 de março de 2017, nos mesmos termos do especificado para o Módulo III.

Todas as questões concernentes ao processo seletivo estão definidas no edital.

Outras informações:

Confira os links para todas as matérias já postadas com informações sobre o Pism

O que pode e o que não pode no Pism 2017

(32) 2102-3911 (Central de Atendimento)