Neste primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a nossa equipe já está trabalhando para garantir a melhor recepção aos candidatos e seus familiares. Confira aqui algumas das nossas ações e informações que vamos atualizar durante todo o dia:

. Portões começam a abrir: na Faculdade de Educação (Faced), estudantes começam a ter acesso aos locais de prova.

pism fac. educação

Na Faculdade de Educação: estudantes já têm acesso às salas

. Trânsito: o fluxo no Pórtico Norte começa a ficar mais lento, mas ainda flui. Já quem optou por subir pela Avenida Itamar Franco, enfrenta mais dificuldade neste momento, principalmente, próximo ao Hospital e Mathernidade Terezinha de Jesus, onde o trânsito flui em meia-pista, por causa de obras da Cemig.  Em função disso, muitos candidatos optaram em subir a avenida a pé. Aproveitamos para reforçar a orientação para que os candidatos priorizem o transporte coletivo. Os estacionamentos no Campus estão neste momento liberados. 

pism estudantes sobem a pé

. Em Governador Valadares: os portões do local de provas foram abertos às 12h. Os candidatos começam a se acomodar nas salas e têm até 13h para o início do exame.

. Na Diretoria de Imagem Institucional: monitoramento on-line dos postos de apoio aos candidatos. Por aqui estamos em contato permanente com toda a equipe que está atuando no auxílio às informações e orientações aos candidatos.

IMG-20161211-WA0024

No prédio da Reitoria, no Centro do Campus, equipe da Imagem Institucional faz monitoramento on-line dos postos de apoio aos candidatos (Foto: Márcio Guerra)

. Na Central de Atendimento: a equipe da Central de Atendimento também já trabalha para atualizar as informações e para orientar os candidatos no que for preciso.

IMG-20161211-WA0030 (1)

Central de Atendimento funcionará até às 18h (Foto: Márcio Guerra)

. O trabalho da Pró-reitoria de Graduação: a equipe da Pró-reitoria de Graduação está no Campus desde as primeiras horas da manhã deste domingo para atuar na coordenação conjunta de todo o processo seletivo.

IMG-20161211-WA0031

Pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, grava entrevista com jornalistas da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF

. Nos ônibus urbanos que vão transportar os candidatos aos locais de provas: nossos bolsistas já estão a postos para percorrerem todo o itinerário dos ônibus e informarem onde ficam os locais das provas e os pontos onde deverão descer os candidatos.

IMG-20161211-WA0022 (2)

Equipes embarcam nos ônibus para informarem aos candidatos onde devem descer para chegarem ao local de prova

IMG-20161211-WA0023

 

. Chegada aos locais de prova: candidatos começam a chegar aos setores onde farão as provas. Orientação é para que cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.

Desde as 9h, os candidatos começaram a chegar ao campus. Vinda da Zona Norte de Juiz de Fora, Aline Resende chegou às 10h e tenta uma vaga em Administração pelo Módulo III do Pism. “Resolvi vir cedo por causa do trânsito. Como moro do outro lado da cidade, preferi não arriscar.” Ela fará prova no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e explica porque escolheu o Pism: “É a forma mais fácil de entrar na UFJF.”

Já Amanda Fratini fará as provas do Módulo II. Ela chegou cedo por orientação de uma amiga. “É a primeira vez que faço prova na UFJF e estou indo agora conhecer o local de prova”, diz a estudante que chegou às 10h no Campus. Para Amanda, estudando é possível ter um bom desempenho no exame.

Também candidata ao Pism II, Mayara Carolina quer cursar Psicologia. Ela fará provas na Faculdade de Educação, sendo a primeira vez na UFJF. “Gostei de ver os colaboradores, ajudando os candidatos a localizarem os locais de prova. Está sendo muito válido e tira nosso nervosismo.”

De Lima Duarte, uma van chegou às 9h da manhã e trouxe 16 candidatos ao Módulo II. Treze deles farão provas no Campus da UFJF. “Viemos cedo porque outros alunos vão fazer prova fora da Universidade, então ficamos com medo do trânsito”, explica Eduarda Neves de Morais que quer cursar Psicologia. Isabela Juliana de Souza Coutinho veio na mesma van: “Quero fazer Educação Física. Estou mais tranquila do que no ano passado. A prova é difícil, mas as chances de entrar pelo Pism são maiores do que pelo Enem”, argumenta. O estudante Gean Maltoni do Nascimento, também de Lima Duarte, ainda está indeciso quanto ao curso que quer, mas sabe porque escolher a UFJF: “O ensino é bom e público”.

estudantes Lima Duarte Foto Clecius Campos

Estudantes de Lima Duarte chegaram às 9h no Campus da UFJF (Foto: Clecius Campos)

 

IMG-20161211-WA0025

IMG-20161211-WA0029

. Segurança: equipes de vigilantes estão espalhadas por todo o campus, para garantir a segurança dos candidatos e de seus acompanhantes. Atuando, ainda, no ordenamento do trânsito.

IMG-20161211-WA0033

. Orientações para fiscais: no Campus Avançado de Governador Valadares, fiscais recebem as últimas orientações sobre como procederem e solucionarem problemas durante a aplicação das provas.

IMG-20161211-WA0038

. Protocolo: antes de entrar nas salas, alunos passam por detector de metal como medida de segurança prevista no edital.

31205877390_e089c75ecb_o

. Foi dada a largada: candidatos iniciam a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto.

31431538772_7759191983_o

. Momentos de ansiedade: familiares esperam candidatos durante a realização do primeiro dia de provas do Pism no campus da UFJF.

31577660785_8b7d18fed4_o