Veículo: Mundo Educação

Editoria: Notícias

Data: 07/12/ 2016

Link: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/ufjf-libera-comunicado-sobre-local-prova-pism-2017/332015.html

UFJF libera comunicado sobre local de prova do Pism 2017

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, informou na tarde de hoje, 7 de dezembro, por meio de nota, que os participantes do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2016 que imprimiram o cartão com o local de prova antes do dia 6 precisam reimprimir o documento.

Local prova Pism 2017 UFJF

De acordo com a instituição, a nova impressão tem que ser feita para corrigir o número da inscrição do candidato. Ainda segundo a universidade, não houve alteração nos endereços e o documento pode ser impresso até o próximo sábado (10).

O exame está marcado para os dias 11 e 12 de dezembro de 2016. Segundo o edital de abertura, as provas devem acontecer nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda.

Ao todo 26.022 candidatos disputarão as 1.439 vagas para o módulo III do Pism. Confira mais detalhes.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 07/12/ 2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/alunos-do-modulo-ii-do-pism-devem-reimprimir-comprovante/

Alunos do módulo II do Pism devem reimprimir comprovante

Os candidatos do módulo II do Pism da UFJF que imprimiram o comprovante definitivo de inscrição antes da última terça-feira (6), deverão reimprimir o documento para correção do número de inscrição, pois houve problemas com o mesmo. Não houve alterações nos locais de provas. O comprovante deve ser impresso até sábado (10), e apresentado na realização das provas nos dias 11 e 12. Os candidatos que precisarem de suporte para imprimir podem ir à Central de Atendimento , no campus da UFJF, das 8h ás 18h.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 07/12/ 2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/agua-parada-na-ufjf-oferece-riscos/

Água parada na UFJF oferece riscos

Foram flagrados na UFJF alguns locais com água parada, como na fonte e nos spots de luz da Praça Cívica. A Diretoria de Imagem Institucional informou que a pró-reitoria de Infraestrutura irá enviar uma equipe ao local para verificar a situação. A universidade ainda afirma que está e que realiza permanentemente a prevenção aos focos de Aedes Aegypti, não só na Praça Cívica, mas em todo o campus. Os trabalhos teriam sido intensificados diante do grande volume recente de chuva.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 08/12/ 2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/mais-de-26-mil-candidatos-fazem-o-pism-da-ufjf-partir-de-domingo.html

Mais de 26 mil candidatos fazem o Pism da UFJF a partir de domingo

Neste domingo (11) e na próxima segunda-feira (12), 26.022 candidatos farão as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, quando começam os exames.

Vinte unidades da universidade serão usadas como locais de prova. Dezoito delas ficam no campus e outras duas, as faculdades de Medicina e de Fisioterapia, funcionam na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário. Confira o mapa.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM) irão monitorar o trânsito. A Settra fará alterações no trânsito da região onde as provas serão aplicadas.

Nos dois dias, entre 13h e 17h, a Rua José Lourenço Kelmer vai funcionar em mão única no trecho entre o Portão Norte da UFJF e o trevo do Bairro Jardim Casablanca, neste sentido. Na Rua Lauro Teles de Mesquita haverá inversão do sentido de circulação. Os veículos que partirem do Centro com destino ao campus deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck e ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.

Transporte coletivo
Os ônibus provenientes do Centro com destino ao Bairro São Pedro irão transitar pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino e Avenida Presidente Costa e Silva. Já os ônibus saindo do Centro com destino à UFJF terão como trajeto a Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e UFJF.

Nos dias da prova, a linha 545 – Universidade, irá contar com 15 veículos para atender aos participantes. A partir das 7h30, dois veículos começarão a circular, saindo do Centro às 7h30, 8h, 8h30, 9h, 9h30 e 10h. A partir das 10h30, mais 13 veículos começarão a circular, até às 18h30, quando os carros voltarão à garagem.

Para a linha 555 – Universidade, serão disponibilizados sete carros. Dois começarão a circular a partir 7h30, saindo do Centro às 7h30, 8h5, 8h40, 9h15 e 9h50. Já a partir das 10h30, mais cinco ônibus entrarão em operação, até às 18h30.

A linha 755 – Zona Norte/UFJF, também terá atendimento extra, com saída do Bairro Santa Lúcia às 10h30 e da UFJF às 18h30. No domingo, a linha 190 – Zona Sul/UFJF, sairá do Bairro Sagrado Coração de Jesus às 11h10, sendo recolhido na UFJF às 12h20.

O trajeto da linha 545, dentro do campus, será o seguinte: Pórtico Sul, Anel Viário da UFJF, faculdades de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Novo Instituto de Ciências Humanas (ICH), retorna, anel viário, faculdades de Arquitetura e Engenharia, anel viário e Faculdade de Educação Física.

A linha 555 conta com o seguinte itinerário, dentro da UFJF: Pórtico Norte, Anel Viário, faculdades de Arquitetura, Engenharia, Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica. Já o trajeto da linha 190 será feito somente no anel viário do campus da UFJF.

Orientações aos candidatos
Os candidatos ao módulo 2 do Pism, que imprimiram o Comprovante Definitivo de Inscrição antes de terça-feira (6), devem reimprimir o documento para correção do número de inscrição.

De acordo com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), não houve alteração nos locais de provas. Nesta edição, 7.985 candidatos farão o módulo 2.

O Comprovante Definitivo de Inscrição ficará disponível até sábado (10). Também até esta data, os candidatos que precisarem de suporte para imprimir podem procurar a Central de Atendimento, no campus da UFJF, das 8h às 18h.

O comprovante deve ser apresentado nos dois dias das provas. Nele estão contidas informações como o local de prova.

Como suporte para os candidatos, bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF ficarão de plantão nos dois dias de exame para fornecer informações nas vias da instituição e em ônibus municipais que circulam pelo campus.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 08/12/ 2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11189-candidatos-aos-modulo-ii-do-pism-devem-reimprimir-comprovante-de-inscricao

Candidatos aos Modúlo II do Pism devem reimprimir comprovante de inscrição

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alerta os candidatos ao Módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), que imprimiram o Comprovante Definitivo de Inscrição antes da última terça-feira, 6, sobre a necessidade de fazer a reimpressão do documento, para correção do número de inscrição.

Um comunicado foi feito no site oficial da Copese nesta quarta-feira, 7. Não houve alteração nos locais de provas. Nesta edição, 7.985 candidatos farão o Módulo II do PISM.

O Comprovante Definitivo de Inscrição está disponível para ser visualizado e impresso até este sábado, 10. Também até esta data, os candidatos que precisarem de suporte para imprimir, podem procurar a Central de Atendimento, no campus da UFJF, das 8h às 18h.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 08/12/ 2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11198-saiba-como-ficam-o-transito-e-o-transporte-coletivo-nos-dias-do-pism

Saiba como ficam o trânsito e o transporte coletivo nos dias do Pism

Um plano de mobilidade urbana para auxiliar a chegada dos candidatos ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi divulgado nesta quarta-feira, 7, pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). As provas ocorrem neste domingo, 11, e nesta segunda-feira, 12, em cinco cidades. Somente em Juiz de Fora, serão 18.572 candidatos distribuídos em 15 locais.

Para melhor atender aos candidatos que farão prova no campus universitário, a Settra vai disponibilizar atendimento especial de transporte coletivo urbano e fazer mudanças no trânsito da região do entorno. Nos dois dias de prova, entre 13h e 17h, a rua José Lourenço Kelmer ficará em mão única no trecho entre o pórtico norte da UFJF e o trevo do bairro Jardim Casablanca, neste sentido. Na rua Lauro Teles de Mesquita será feita a inversão do sentido de circulação. Os veículos que partirem do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: avenida Pedro Henrique Krambeck e ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.

TRANSPORTE COLETIVO

Os ônibus provenientes do Centro com destino ao Bairro São Pedro transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino e Avenida Presidente Costa e Silva. Já os ônibus saindo do Centro com destino à UFJF terão como trajeto a Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e UFJF.

Nos dias da prova, a linha 545 (Universidade) contará com 15 veículos para atender aos participantes. A partir das 7h30, dois veículos começarão a circular, saindo do Centro nos seguintes horários: 7h30, 8 horas, 8h30, 9 horas, 9h30 e 10 horas. A partir das 10h30, mais 13 veículos começarão a circular, até às 18h30, quando os carros serão recolhidos à garagem.

Para a linha 555 (Universidade) serão disponibilizados sete carros. Dois começarão a circular a partir 7h30, saindo do Centro às 7h30, 8h5, 8h40, 9h15 e 9h50. A partir das 10h30, mais cinco ônibus entrarão em operação, até às 18h30.

A linha 755 (Zona Norte/UFJF) também terá atendimento extra, com saída do Bairro Santa Lúcia às 10h30 e da UFJF às 18h30. No domingo, a linha 190 (Zona Sul/UFJF-Centro de Atenção à Saúde/-Cas-Hospital Universitário/HU) sairá do Bairro Sagrado Coração de Jesus às 11h10, sendo recolhido na UFJF às 12h20.

O trajeto da linha 545, dentro do Campus Universitário, será o seguinte: Pórtico Sul, Anel Viário da UFJF, faculdades de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Novo Instituto de Ciências Humanas (ICH), retorna, anel viário, faculdades de Arquitetura e Engenharia, anel viário e Faculdade de Educação Física (ponto final).

A linha 555 contará com o seguinte itinerário, dentro da UFJF: Pórtico Norte, Anel Viário, faculdades de Arquitetura, Engenharia, Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica (ponto final). Já o trajeto da linha 190 será feito somente no anel viário do campus da UFJF.
* Informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da Settra

TRÂNSITO NO CAMPUS

O coordenador de Segurança da UFJF, Isalino Clemente, orienta que os candidatos deem preferência ao transporte público para evitar o grande fluxo de veículos no campus.

“Não haverá vagas de estacionamento em nenhum local dentro da Universidade. Os carros de passeio terão que levar os candidatos aos locais de prova e deixar o campus em seguida. Para quem não vai fazer PISM, é importante evitar passar pela UFJF nos dias do exame, já que o trânsito pode ficar lento.”

Os ônibus vão circular nas partes altas do campus até 12h. Os candidatos devem chegar com antecedência aos locais de prova, para evitar atrasos. Aqueles que puderem são orientados a visitar a UFJF até a véspera, a fim de conhecer melhor o campus e as unidades onde ocorrerão os exames.

——

Veículo: Diário de Pernambuco

Editoria: Brasil

Data: 08/12/ 2016

Link: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2016/12/08/interna_brasil,679061/mec-decide-congelar-vagas-em-universidades-federais.shtml

MEC decide congelar vagas em universidades federais

Com universidades funcionando em prédios alugados e déficit de professores, o Ministério da Educação (MEC) vai congelar nos próximos dois anos a ampliação de vagas no ensino superior em universidades federais. Paulo Barone, secretário da Educação Superior, disse que a prioridade nos investimentos será para “assegurar a continuidade do processo de expansão que está em andamento”.

“A prudência recomenda que se consolide o processo de expansão que ainda está em andamento para depois planejarmos novos voos. Estamos trabalhando dessa forma, tentando honrar os compromissos com as instituições, no sentido de garantir o pleno funcionamento dos cursos que foram criados”, disse Barone. 

O congelamento deixa o País ainda mais distante da meta do Plano Nacional de Educação que prevê ampliar a taxa bruta de matrícula na educação para 50% da população de 18 a 24 anos – em 2014, a taxa era de apenas 34,2% -, assegurando a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas no segmento público. 

As instituições federais, que são responsáveis hoje por mais de 60% das matrículas de alunos de graduação na rede pública convivem desde 2014 com o corte de verbas. Algumas maiores, como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) enfrentam dificuldades para manter contas básicas em dia, como a de energia elétrica. 

Já as federais que foram criadas ou tiveram expansão para novos campus nos últimos cinco anos enfrentam o desafio de continuar recebendo ingressantes no próximo ano e dar andamento para os seus cursos com qualidade. É o caso da Universidade do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, que participou da expansão da rede federal, com a criação em 2013 de dois novos campus nas cidades de Unaí e Janaúba. 

Sem prédio próprio, os cerca de 900 alunos dessas unidades estudam em colégios que foram cedidos pelo Estado – a situação provisória tinha como previsão durar apenas um ano. “Reformamos essas escolas, mas chegamos em um ponto em que já não temos mais como receber novos alunos”, disse o reitor Gilciano Saraiva Nogueira. Dos R$ 19 milhões previstos no orçamento para investimentos, a universidade recebeu neste ano apenas 50%. 

Além da falta de espaço, Nogueira disse que a universidade ainda não sabe como garantir a continuidade dos cursos por falta de docentes. A primeira turma de alunos do bacharelado em Ciência Tecnológica terminou neste ano o ciclo básico de disciplinas e começa no próximo ano a especialização em Engenharia, mas não há professores para essa etapa. Os câmpus de Unaí e Janaúba tinham pactuado a abertura de mais de 100 docentes para cada, mas só foram liberadas 37 a cada um.

“Não vamos deixar esses alunos na mão. Pedimos ao MEC a liberação para contratar professores temporários. Se não for possível, nossa última opção é fazer aulas modulares e condensadas com professores de outros dos nossos câmpus”, disse Nogueira. Os novos câmpus ficam a mais de 400 km de Diamantina, sede da UFVJM.

Situação parecida é a do câmpus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, criado em 2013, que funciona em um prédio alugado, dividido com uma faculdade particular. A unidade tem cursos como Medicina e Odontologia, mas ainda não possui estrutura adequada para laboratórios. “A gente está fazendo o possível para não chegar na situação de ter de parar a entrada de novos alunos, mas também nos preocupamos em manter esse ingresso com dignidade”, disse Peterson Marco Andrade, diretor do câmpus. 

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) foi criada na última expansão da rede, com início de funcionamento em 2014. Com cinco câmpus, em quatro os alunos têm aulas em prédios cedidos ou alugados. A reitora Iracema Santos Veloso disse que as obras estão em andamento, mesmo com o contingenciamento de orçamento de 50% dos R$ 21 milhões previstos. 

“A gente tem o básico, mas, para o ano que vem, já enfrentaremos problemas para laboratórios e exigências mais complexas dos cursos”, disse. A Ufob oferece cursos como Veterinária, Engenharias de Biotecnologia e Mecânica.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também participou do programa de expansão das federais, tendo sido criado em 2011 o câmpus de Osasco. As aulas de cinco cursos acontecem em um espaço cedido pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito) até a conclusão da obra do prédio próprio, que teve inicio em julho deste ano.

Recursos
Barone afirmou que a utilização de prédios alugados e cedidos para universidades se deve ao planejamento da expansão, já que as instituições foram criadas antes de ter suas estruturas construídas. Segundo ele, essas instituições terão prioridade de recursos. “Tratamos politicamente esses casos priorizando os que têm situação mais aguda”, disse. 

Para o próximo ano, o governo federal prevê cortar até 45% dos recursos previstos para investimentos nas federais e o montante estimado para custeio deve ter queda de cerca de 18%. Enquanto isso, as quatro universidades federais criadas em 2014 – Ufob, Federal do Sul da Bahia (Ufesba), Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Federal do Cariri (UFCA) – têm previsão orçamentária 7% maior do que os R$ 326,7 milhões empenhados neste ano.

No entanto, Barone afirmou que o problema mais “grave” hoje dessas universidades é o déficit de professores. Segundo ele, o MEC solicitou ao Ministério do Planejamento a abertura de 1.200 vagas de professor para 2016 e o mesmo número para 2017, mas elas foram negadas. 

Barone disse que o MEC estuda a contratação de professores temporários e o remanejamento de instituições que ainda não tiveram projetos iniciados. “Nosso compromisso é dar continuidade plena, atuamos para evitar que haja uma situação de estrangulamento no futuro imediato”, disse. 

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 09/12/ 2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/provas-do-pism-movimenta-hoteis-de-juiz-de-fora-neste-fim-de-semana.html

Provas do Pism movimenta hotéis de Juiz de Fora neste fim de semana

Neste domingo (11) e na próxima segunda-feira (12), estudantes farão as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Com os exames e com o recorde de inscrições deste ano, a rede de hotéis se prepara para receber os candidatos quem vêm de outras cidades.

Em um hotel do município, 60% dos quartos já foram reservados pelos candidatos. O responsável pelas reservas na rede de hotéis explica que vem observando uma mudança no comportamento dos estudantes.

“A gente vê que mudou um pouco da forma com eles vem para o hotel, antes, por exemplo, eles vinham em grupos, com ônibus de estudantes, hoje em dia eles estão fazendo contratos com agentes de viagens e vindo com os próprios parentes, ou tem família na cidade e ficam na casa de parentes, então houve uma queda por causa dessa situação”, relatou o recepcionista Diego Oliveira.

No ano passado o número de alunos no hotel era de 80% e de acordo com o recepcionista essa baixa no volume foi por causa do grande número de hoteis na cidade. Entretanto, ela afirma que o processo seletivo é uma boa movimentação econômica para a cidade.

Já em outro hotel do Centro, 100% dos quartos estão ocupados, a maioria, por estudantes. “Estamos com reservas de estadia do dia 10 de dezembro até o dia 12 de dezembro, com todos os quartos ocupados. Os exames dão um ápice na situação econômica, que no momento está afetando muito”, destacou o recepcionista Bruno Santiago.

Para o processo, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settra) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM) irão monitorar o trânsito. A Settra fará alterações no tráfego da região onde as provas serão aplicadas e disponibilizou linhas e horários especiais de ônibus.