31070508110_1aac754445_z

Utilizando o livro “As metamorfoses”, do poeta Ovídio, estudantes aprimoram leitura, escrita, socialização e interpretação textual (foto: Clara Downey/UFJF)

O auditório da Faculdade de Letras da Universidade federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu na tarde desta segunda-feira, 05, alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, do Bairro São Pedro. Eles participam do projeto de extensão “Contos de Mitologia”, da Faculdade de Letras e receberam os seus trabalhos realizados durante todo o ano no formato de um livro.

O projeto “Contos de Mitologia” é desenvolvido por professores da área de Estudos Clássicos e por graduandos do curso de Letras da UFJF, com o objetivo de levar parte da literatura greco-romana para alunos do ensino fundamental e médio. Utilizando o livro “As metamorfoses”, do poeta Ovídio, os estudantes desenvolvem atividades de leitura, escrita, socialização e interpretação textual.

As atividades do projeto funcionam de quinze em quinze dias, quando os bolsistas vão à escola e contam uma das histórias do livro para as crianças e, a partir disso, os alunos adaptam e criam novas histórias. Todas as atividades realizadas são integradas com o trabalho dos professores de português do colégio. Como encerramento do projeto os estudantes ganham os trabalhos desenvolvidos em formatos de livros, numa cerimônia realizada no auditório da Faculdade de Letras. Nesta segunda-feira, as crianças, também de forma lúdica, se inseriram no tradicional ritual de autógrafos das obras.

Para a professora coordenadora do projeto de extensão, Fernanda Cunha Sousa, a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento dos alunos do ensino básico. A professora também ressalta que a atividade é uma oportunidade da Universidade abrir as suas portas para a comunidade. “Trazer essas crianças hoje é fundamental, muitas delas nunca entraram na Universidade, apesar de estudarem ao lado. Mostrar que esse espaço também pertence a elas é um ganho para as crianças e também para nós do projeto, os bolsistas se sentem muito realizados com o trabalho feito.”

A professora de Educação Básica da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Vanessa Novaes, ressalta que o projeto foi importante para despertar o interesse dos alunos para a literatura. “Os alunos se sentiram motivados, pode abrir os horizontes e dar entendimento para eles de coisas que conheciam apenas através de filmes e jogos eletrônicos. A mitologia grega despertou o interesse deles também para a literatura, o que é muito importante”.

O projeto de extensão “Contos de Mitologia” atualmente conta com 10 bolsistas da graduação de Letras e realiza atividades com estudantes das escolas municipais Presidente Tancredo Neves e Santana Itatiaia.

Outras informações: (32) 2102-3150 – Faculdade de Letras