(Foto: Luiz Carlos Lima)

Professor Eduardo Magrone ressaltou o direito à educação pública e gratuita como resultado de uma luta de séculos em todo o  mundo (Foto: Luiz Carlos Lima)

“Direito à educação e educação como direito foi a temática discutida em mesa-redonda realizada no Seminário “Histórias e Memórias na Ciranda da Diversidade”, nesta sexta-feira, 2, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O debate foi  ministrado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Eduardo Magrone.

Como foco, os conceitos que acompanham a história da educação moderna com a noção do direito aliada à temática da educação. O professor iniciou a sua fala destacando a importância dessa discussão para a sociedade moderna. “O direito e a educação são áreas interativas para a população, pois possibilita  a discussão das pessoas  sobre mundo do trabalho e formação da cidadania”, ressaltou.

O professor relatou as questões histórica e sociológica das épocas que antecederam a modernidade. “O direito a uma educação, pública e gratuita foi uma luta de séculos, que não só foi brasileira, foi uma luta que envolveu a humanidade até se chegar a ser um direito; e o Estado tem obrigação de prover escolas em todos os níveis de educação para todos”.

Concluindo, Magrone expôs ‘o contexto político delicado em que vivemos e que, de certa forma, desafia a nossa capacidade de resposta às questões que o Estado Brasileiro tem passado. “O direito à educação foi o resultado de um processo gigantesco de disputas, hoje por avanços e em outras épocas por retrocessos ,mas a luta nunca acabou.”

Para a aluna do sexto período do curso de Pedagogia, Ana Carolina Carvalho, o seminário foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos. “Participei de um minicurso com profissionais especializados relatando as experiências deles sobre o Transtorno do Autismo em alunos, que é um assunto que não ouvimos falar na faculdade e foi bem enriquecedor”.

A professora do Ensino Básico, Dulcimara Vieira  acredita que o evento possibilitou um novo olhar sobre a inclusão. “As palestras mostraram como o professor pode intercolocar  o aluno especial dentro da sociedade, mostrando suas capacidades. Mostraram como a escola trabalha com o aluno num todo, numa visão de sociedade através dos direitos humanos”.

Seminário “Histórias e Memórias na Ciranda da Diversidade”
O evento teve início na quinta, 1º, e segue até este sábado, 3, com o objetivo de proporcionar, aos profissionais da área da educação, estudantes do curso de Pedagogia, licenciaturas e demais interessados, um espaço de reflexão sobre a diversidade e o direito à educação. A iniciativa surgiu no contexto das comemorações aos dez anos do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE-Sul), por meio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora e conta com o apoio e a interlocução do grupo de pesquisa Psile (Psicanálise, Linguagem e Educação) da Faced.

Progamação completa

Outras informações: