gigi

Vice-reitora, Girlene Silva (segunda da esquerda para a direita), discute cooperação e desafios da educação no atual cenário brasileiro (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esteve presente no XVII Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas, realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Representada pela vice-reitora, Girlene Silva, e pela diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, a UFJF participou dos debates que visam à cooperação no domínio da ciência e tecnologia junto a universidades do Brasil, Portugal e Espanha que integram o Grupo Tordesillas.

Criado em junho de 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, o grupo atualmente conta com 55 universidades, sendo 29 brasileiras, 18 espanholas e oito portuguesas. O objetivo é promover a colaboração entre universidades dos três países para a cooperação científica e educacional.

No encontro, que buscou a aproximação das instituições e o intercâmbio de conhecimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, a vice-reitora, Girlene Silva, e a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, procuraram dialogar com as universidades parceiras, buscando vínculos acadêmicos, culturais e socioeconômicos.

“Foi um encontro extremamente rico no objetivo de compartilhamento do que produzimos aqui no Brasil com outros países. Pensamos quais são as políticas necessárias para pensar o desenvolvimento e avaliamos o impacto do que produzimos na nossa sociedade”, destacou Girlene. A vice-reitora também ressaltou a necessidade de discutir o papel da educação no atual contexto. “A falta de recursos para a educação não pode colocar em xeque esse espaço que mobiliza a vida das pessoas”.

Para Bárbara, a participação no encontro foi importante “para recolocar a UFJF em contato com os fóruns novamente, trazendo possibilidades de participação e divulgação para os nossos pesquisadores”.

Outras informações: http://www.grupotordesillas.net/pt/