“Geografia e contemporaneidades” é o tema do II Simpósio Mineiro de Geografia e do IV Seminário de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que ocorre entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. Voltado para a comunidade acadêmica de Minas Gerais, o evento promovido pelo Departamento de Geociências e pelo curso de Geografia da UFJF conta com o lançamento de livros, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e palestras.

De acordo com o professor e organizador do evento, Roberto Marques Neto, estudar a contemporaneidade e a inscrição da Geografia neste cenário é o objetivo principal do evento. “Do ponto de vista das ideias e das ideologias, a conjuntura atual tem remetido a um contexto de retrocessos e de deletérios. Procuramos estudar o que a contemporaneidade traz à baila em termos de revitalização de ideais e de posturas que estavam ultrapassadas e como a Geografia se inscreve nessa discussão.”

Um dos destaques é a mesa-redonda “Um ano de lama na bacia do Rio Doce: a tragédia que não acabou” com os professores Bruno Milanez (UFJF), Luiz Jardim Wanderley (UERJ), Alfredo Costa (UniBH) e mediação de Miguel Fernandes Felippe (UFJF). Segundo o professor Bruno Milanez, o foco da mesa é discutir o processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos de mineração, tendo como exemplo a Barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. “Vamos debater tanto o processo de intensificação da mineração no Brasil, quanto as flexibilizações nas leis ambientais que já aconteceram em Minas Gerais e estão para ocorrer no âmbito federal. Essas fragilidades no licenciamento ambiental reduzem os momentos de controle dos órgãos públicos e da população, transferindo a responsabilidade para as empresas.”

O credenciamento para os eventos começa a partir das 14h do dia 28 e, às 19h, a solenidade de abertura introduz o evento, seguida do lançamento dos livros “Quem precisa de região? O espaço (dividido) em disputa”, de Matheus de Moraes Servilha, “Antes fosse mais leve a carga: reflexões sobre o desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton”, organizado por Marcio Zonta e Charles Trocate e “Desastre no vale do rio Doce: antecedentes, impactos e ações sobre a destruição”, organizado por Bruno Milanez e Cristiana Losekann.

A programação completa do evento pode ser acessada neste link.

Outras informações: (32) 2102-3108 / 3121 – Geografia