(Foto: Caique Cahon)

Representantes de Juiz de Fora integram a Acesso Comunicação Júnior e a Mais Consultoria Júnior (Foto: Caique Cahon)

Nos meses de outubro e novembro, as cidades de Uberlândia e Lavras, respectivamente, sediaram as sabatinas dos candidatos à Diretoria Executiva e Presidência do Conselho da Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais  (Fejemg), a maior federação de empresas juniores do mundo. No próximo ano, a Fejemg contará com sete líderes principais, sendo cinco deles alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Em 2017, três alunos de Comunicação ocuparão cargos na Presidência do Conselho e Diretoria Executiva: André Novelino, Maria Fernanda Pernisa e Isabella Paiva. Os três são representantes da Acesso Comunicação Júnior, empresa júnior de Comunicação da UFJF.

Com dois anos e três meses de Movimento Empresa Júnior (MEJ), o aluno André Novelino será o Presidente da Federação: “O Movimento Empresa Júnior tem uma contribuição singular na formação dos universitários, principalmente, no quesito de preparação para o mercado. Neste ano, lançamos o Índice de Universidades Empreendedoras, para entender como as nossas Instituições de Ensino Superior estão estimulando ações pró-empreendedorismo e inovação e, como alunos da UFJF, temos o compromisso de trabalhar junto com as representações institucionais para desenvolver uma Universidade cada vez mais empreendedora”, diz André.

A atual presidente da Acesso Comunicação Júnior, Maria Fernanda Pernisa, foi eleita presidente do Conselho da Fejemg: “Primeiro a gente precisa entender que empreender não significa estar necessariamente atrelado a ter um negócio. Eu acredito que empreender seja mudar, seguir em frente e fazer diferente. Portanto, considerando inclusive o nosso contexto atual – político e econômico -, mais do que nunca a gente precisa fazer diferente, fazer melhor. Quando a gente se envolve com o MEJ, nós somos colocados em situações que exigem muita ética, transparência e pulso firme para fazer o que é certo, de forma que todos cresçam juntos”, ressalta Maria Fernanda.

Ações para 2017
Enquanto isso, Isabella Paiva ocupará o cargo de Diretora de Comunicação da Fejemg: “No próximo ano, quero que todos os empresários juniores entendam nosso propósito como organização, interajam como uma rede e realmente sejam impactados pelos produtos da Federação. Eu defendo que o empresário júnior é o verdadeiro protagonista de nossas ações e, por isso, me preocupo com a geração de conteúdo para cada um deles, independente do cargo ou posição que assumem, pois só assim conseguiremos sanar os gaps do ecossistema empreendedor de Minas Gerais”, explica Isabella.

Além desses, dois alunos de Engenharia de Produção e que representam a Mais Consultoria Júnior, empresa júnior de Engenharia de Produção da UFJF, também foram eleitos: Mateus Sales e Maria Carla Rúbio.

O graduando Mateus Sales será o vice-presidente da Fejemg, em 2017: “Os empresários juniores daqui já são reconhecidos por sua dedicação e comprometimento com o trabalho das empresas juniores e com a transformação que queremos para o nosso país e isso tem impacto direto na visibilidade do movimento, tanto para a atração de mais clientes quanto para a própria universidade. Conheço graduandos – eu mesmo sou um deles! – que escolheram a Engenharia de Produção da UFJF por conta da Mais Consultoria Jr, e isso só ratifica a qualidade que o curso tem, com um papel essencial das atividades de fora da sala de aula na formação de profissionais de qualidade, com experiência de mercado e conscientes de seus papéis na mudança da realidade de nosso país”, explica Mateus.

Por fim, Maria Carla Rúbio será, em 2017, a diretora de Desenvolvimento: “O principal desafio na elaboração do plano foi a complexidade da rede. Em toda a minha trajetória, fui limitada à realidade da minha empresa júnior e, de repente, construía um plano para 65 (hoje, 68)”, conta.

A Fejemg
A Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg) é um dos maiores polos de empreendedorismo universitário do país e tem como objetivo representar, desenvolver e integrar as empresas juniores do estado. Com mais de 20 anos de atuação e 68 empresas federadas, é considerada a maior federação de empresas juniores do mundo.