IMG_2040-1024x683

O acadêmico Déric Fabri explica o trabalho realizado (foto: Gabriella Ramos/UFJF-GV)

Estudantes e docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) se reuniram, nesta quinta (17), para a exposição dos trabalhos de Iniciação Científica do campus avançado. As atividades do 1º Seminário de Iniciação Científica da UFJF-GV marcam a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que conta ainda com a 1ª Mostra de Ações de Extensão.

Os estudantes se organizaram em dezenas de banners com as informações e dados coletados durante os trabalhos realizados. Em uma breve visita pelo evento, é possível ver a variedade de estudos e temas pesquisados, como a rotulação de alimentos diet e light no mercado de Governador Valadares, a destinação incorreta de medicamentos pela população, entre outros.

O estudante Déric Henrique Fabri e os participantes do projeto “O estudo do descarte de medicamentos vencidos em Governador Valadares” investigaram os erros recorrentes na armazenagem e no descarte de medicamentos. “Pesquisamos junto a alunos e professores de uma escola da cidade e percebemos uma série de erros. As pessoas guardam medicamentos em locais úmidos, com incidência solar e de fácil acesso a crianças, exatamente o oposto do indicado”.

Segundo ele, medicamentos vencidos devem ser devolvidos a uma Unidade de Saúde, para que o descarte seja feito de maneira correta, “entretanto, apenas 3,5% dos entrevistados fazem isso. Jogar no lixo pode causar risco ambiental e favorecer o uso por pessoas carentes que tenham acesso a esse lixo”.

Entre as pesquisas realizadas, no projeto “Análise de rotulagem nutricional de produtos fermentados diet e light no varejo de Governador Valadares” foram analisados os produtos disponíveis à população local. Os estudantes Vitor Hugo Mendes, Larissa Storto Soares, Luciano Lacerda e Thaisa Pelan coletaram produtos como iogurte e requeijão, em suas versões diet e light, e compararam os rótulos às diretrizes dos órgãos reguladores da saúde.

IMG_2064

Vitor Mendes, de preto, apresenta o trabalho (foto: Gabriella Ramos/UFJF-GV)

“Como são produtos de consumo especial, utilizados por pessoas com diabetes e quadro de obesidade, a exposição no rótulo deve ser bastante clara. Concluímos que existem muitas incoerências entre as normas dos órgãos de saúde e os produtos expostos no mercado. Tais produtos devem ser muito melhor observados para evitar o agravamento de algumas doenças”, explicou Vitor.

Andreza Brito, estudante da Nutrição e integrante do projeto “Prevalência da hipertensão arterial e obesidade em escolares da cidade de Governador Valadares” explicou a realidade observada na rede municipal da cidade. Segundo ela, foram avaliados 216 crianças entre 8 e 9 anos, de ambos os sexos. “De acordo com o Índice de Massa Corporal por idade, a obesidade tem maior prevalência nos meninos e o sobrepeso, nas meninas. A prevalência da hipertensão arterial, entretanto, ocorre mais nas meninas. Outro dado alarmante é que, em comparação com outras cidades de Minas, Governador Valadares possui maior índice de obesidade e hipertensão”, relatou.

Orientador desse e de diversos outros projetos expostos no evento, o professor da UFJF-GV Frederico Gomides considera os trabalhos como uma forma de inserir a UFJF-GV no contexto da cidade e reforçar os três eixos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão . “O contato com a sociedade visa a atender o aluno na parte do ensino e contribuir com o município na pesquisa e na extensão”, explicou.

Ainda segundo o professor, as constatações dos projetos de iniciação científica podem representar o começo de outras atividades: “podemos desenvolver outros trabalhos, como projetos de extensão ou pesquisas laboratoriais, de forma a incentivar o estudo e melhorar a atual situação da população”, finalizou.

A exposição dos trabalhos continua às 13h, e, ainda nesta quinta, a partir das 16h, acontece a mesa redonda “Impactos dos projetos de extensão desenvolvidos pela UFJF-GV para a região de Governador Valadares”. Confira a programação completa neste link.