unnamed

Reitor Marcus David se reuniu com servidores em Governador Valadares. (Foto: Márcio Sá/UFJF)

Integrantes da Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estiveram em Governador Valadares para promover reuniões com os três segmentos da Instituição no campus avançado. Além do reitor Marcus David, o secretário geral da UFJF, Rodrigo Filho, e os pró-reitores de Infraestrutura e Assistência Estudantil, respectivamente Marcos Tanure Sanábio e Marcos Souza Freitas, esclareceram a questão contratual com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e debateram assuntos sindicais.

Durante reunião com docentes e servidores técnico-administrativos do Instituto de Ciências da Vida (ICV), Marcus David esclareceu os trâmites contratuais entre a UFJF e a Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale. Na última semana, a comunidade acadêmica da UFJF foi impedida de acessar ao prédio da Instituição da qual é locatária do espaço físico. Segundo David, o contrato atual entre as instituições assegura o uso das instalações da Univale até agosto de 2017. “Ainda que o impasse se refira ao contrato anterior, buscamos fazer esses esclarecimentos para garantir que todos estejam cientes da atual situação e não se sintam prejudicados.”

Além do encontro com os professores e servidores do ICV, a equipe também reuniu-se com os profissionais do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e com os estudantes da UFJF-GV. “A visita e as reuniões representam a obrigação e o compromisso da reitoria em fazer um relato de forma clara para a comunidade de GV sobre o gravíssimo episódio ocorrido na semana passada.”

Marcus David explicou, nos três encontros, o caminho tomado pela UFJF para solucionar a situação constrangedora vivida pela comunidade acadêmica: “em função de uma reação absurda, truculenta e ilegal da Univale, o caminho de solução que encontramos foi o judicial. A UFJF conseguiu uma liminar da justiça obrigando a Univale a cumprir o contrato, sob pena de multa diária por descumprimento, além do pedido de indenização pelos danos que nos foram criados pela Instituição”, destacou.

Responsável pelo processo judicial decorrente dessa ação, o procurador Fernando Menezes Dias, da Procuradoria Seccional Federal em GV da Advocacia Geral da União (AGU), garantiu que o acesso da comunidade da UFJF ao local segue as normas contratuais. “A Univale já está ciente que não pode impedir a entrada da comunidade da UFJF sob pena de multa.”

Ainda segundo David, a visita a GV “permitiu o debate de vários outros assuntos, como a crise nacional, e o repasse de capital para o campus avançado, e valeu também para discutir outros problemas locais do interesse da comunidade”.