23774321065_e68c5acbc6_z

Desde o início de 2015, cinco turmas já foram formadas, atendendo a mais de 100 alunos (foto: Caique Cahon/UFJF)

Com o objetivo de intensificar o diálogo entre ensino, pesquisa e sociedade, o Centro de Extensão em Moda (CEM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece cursos gratuitos de extensão com conteúdo técnico e teórico para as comunidades acadêmica e externa, no Instituto de Artes e Design (IAD).

Atualmente, estão em operação dois cursos: Introdução à modelagem e costura em tecidos elásticos e Modelagem de vestuário CAD/CAM Audaces, coordenados pelo professor do IAD, Javer Volpini. “Há uma grande carência de cursos técnicos nas áreas de modelagem e de costura na cidade e na região. Com estes projetos, conseguimos utilizar melhor os espaços destinados à moda do Instituto de Artes e Design, nossos laboratórios, por exemplo, e oferecer serviços, dando um retorno para a comunidade.”

O curso de Introdução à modelagem e costura em tecidos elásticos é ministrado pela técnica do Laboratório em Tecnologia da Confecção do IAD, Jacqueline de Souza Coelho, e foca a costura e a modelagem em malharia. Já o curso de Modelagem de vestuário CAD/CAM Audaces é ministrado pelo bolsista de Treinamento Profissional do IAD, Pedro Lopes Bahia, sobre modelagem computadorizada em softwares profissionais. “Este curso atua na comunidade, assim como dá oportunidade de crescimento profissional aos ministrantes”, acrescenta Volpini.

Desde o início de 2015, cinco turmas já foram formadas, atendendo a mais de 100 alunos. “Da comunidade acadêmica, a maioria dos estudantes é do próprio IAD, mas há também alunos de áreas diversas, como Administração, Direito, Arquitetura, Letras. Já da comunidade externa, a grande procura é dos alunos de outras instituições de ensino que lecionam moda, mas não têm esses conhecimentos em suas grades curriculares.”

Próximas turmas

O calendário dos cursos de extensão acompanha o calendário acadêmico da UFJF. Os editais para ingresso nas próximas turmas ainda serão divulgados e a expectativa é que mais duas turmas de até 15 alunos cada uma sejam iniciadas junto com o próximo semestre letivo.

Outras informações: Centro de Extensão em Moda (CEM)