Os professores Fernando Perobelli e Alexandre Zanini, da Faculdade de Economia da UFJF, são os convidados da Sexta Econômica, que o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais promove na próxima sexta, 28, em Belo Horizonte. Durante o evento, os docentes ministrarão a palestra “O termômetro das muitas Minas Gerais”.

Na ocasião, os docentes apresentarão o Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem), desenvolvido para monitorar mensalmente a evolução da economia de cada um dos 853 municípios mineiros. Diferentemente de outros indicadores, como o PIB, o Iaem traz uma diversidade de dados que apontam não só a estrutura econômica, como também especialmente a conjuntura sobre as quais os dados se fundamentam.

Por meio de 23 variáveis sobre a economia local, o indicador identifica aspectos relativos ao mercado de trabalho, disponibilidade de crédito e liquidez, receitas do governo, capacidade produtiva e inserção internacional de cada um dos municípios, entre outros. Os dados são obtidos por meio de fontes oficiais como ministérios, secretarias de Estado e Banco Central.

A ferramenta está disponível para consulta desde junho deste ano e é fruto de um trabalho de mais de cinco anos em que professores e alunos da UFJF estiveram envolvidos.

Conforme o professor Perobelli, o indicador serve como termômetro do nível de atividade econômica dos municípios, é benéfico para sociedade, no sentido de que as decisões serão tomadas com melhor qualidade. “Os investidores públicos e privados usam desses dados para a tomada de decisão, como a abertura de uma empresa e consequentemente a criação de empregos.”

A participação no evento possibilitará divulgação mais ampla do Iaem, uma vez que será discutido no âmbito do Conselho Regional de Economia. “É um ponto muito positivo para nós. A Sexta Econômica é um evento tradicional, que ocorre mensalmente em BH e congrega economistas de diversos setores.”