30474524901_f1ee53c366_k

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São José, do distrito de Pedra Bonita, em Dores do Rio Preto (ES) foram recebidos na UFJF e conversaram com o professor da Faculdade de Medicina Marcus Gomes Bastos. (Foto: Twin Alvarenga / UFJF)

Com olhares atentos e curiosos, mais de 30 alunos do oitavo e do nono anos do ensino fundamental, e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São José,  do distrito de Pedra Bonita, em Dores do Rio Preto (ES), visitaram a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na última terça-feira, dia 25. O objetivo foi permitir que os estudantes, que em breve escolherão um curso de graduação, conhecessem a estrutura e as oportunidades que a UFJF oferece.

A primeira atividade dos alunos foi uma palestra na qual foram apresentados os cursos e as modalidades de ensino oferecidas pela Universidade. Eles conheceram, também, a história da criação da UFJF e a evolução na oferta dos cursos.

Em seguida, foram  recebidos pelo médico e professor no Hospital Universitário (HU), Marcus Gomes Bastos, da Faculdade de Medicina. Bastos, que leciona a disciplina de Ecografia, deu as boas-vindas aos alunos e os apresentou a estrutura  do curso de Medicina, as áreas de atuação e a utilização da ultrassonografia nas atividades médicas.

A apresentação chamada “Ultrashow” foi destaque e despertou a atenção dos alunos. “A técnica da ultrassonografia é muito simples e, por isso, escolhemos estruturas corporais de fácil identificação para  fazermos a demonstração, e os alunos, em seguida, realizarem os exames eles mesmos. Com isso, eles podem ver que não é difícil manusear a máquina de ultrassom”, afirma Bastos.

30562066145_b4b4da3b88_k

Durante a visita os estudantes também puderam realizar atividades práticas, como a técnica de ultrassonografia. (Foto: Twin Alvarenga / UFJF)

Para o professor, o Programa de Visitas é uma oportunidade para estimular nos estudantes o interesse pela Universidade, incentivando, assim, a participação nos processos seletivos para um dos cursos da instituição. “A ideia deste programa é muito boa, por mostrar para o estudante o que a Universidade oferece de melhor e como isso pode trazer qualidade na sua formação pessoal e acadêmica.”

A professora de português do segundo e do terceiro anos do ensino médio, e idealizadora da visita na escola, Cristiane Brinati, conta que a iniciativa surgiu da necessidade de mostrar para eles como era a UFJF e  ampliar o horizonte para eles perceberem que há um mundo diferente do conhecimento. “Faço mestrado na Faculdade Letras, então, quis mostrar para os alunos a noção de que a universidade é um universo totalmente  diferente do que eles pensavam, com possibilidades novas.”

A professora também afirma que a visita  dos alunos à UFJF foi uma forma de inovar  a metodologia de ensino  na transferência do conhecimento  aos alunos e de validar o aprendizado deles.”Essa visita é uma forma de motivar os alunos a  adquirirem conhecimento. Tenho certeza que essa aula sobre ultrassonografia  vai motivar um novo olhar neles.”

O professor de Filosofia do ensino fundamental e médio, Gilson Rodrigues, trouxe a família para a visita e foi um dos primeiros professores a apoiar a ideia. “Eu achei fantástico este incentivo. Não só para nós professores, mas principalmente para os alunos. Dá para perceber o encanto deles, a curiosidade e a vontade de conhecer a universidade.Vamos sim querer voltar na UFJF.”

Para a  professora de Biologia do ensino médio, Milena Amendro, a visitação foi importante por abrir portas para um outro conhecimento. “Nossos alunos têm pouco contato com universidades e meios acadêmicos. Estarem aqui é uma oportunidade de despertar um mundo novo, de enxergarem que podem vir para a  UFJF estudar e, depois, atuarem em nossa cidade.”

A aluna do segundo ano do ensino médio, Thais Aguiar da Silva, reconhece  que a aula de ultrassonografia confirmou a sua opção em cursar Medicina. “Eu aprendi muita coisa: o que é ensinado no curso  de medicina, a fazer uma ultrassom e, agora, é que pretendo ainda mais cursar medicina e  me especializar em pediatria.”

Longa viagem

Para a visita à UFJF ser concretizada, os alunos que moram num distrito rural de dois mil habitantes, mobilizarem-se para a viagem que foi marcada em abril. “Através de rifas,os alunos se uniram e  mobilizaram a escola e a família  para conseguir o ônibus e, assim, a viagem abranger mais alunos do que os preferenciais,q ue eram os do terceiro ano do ensino médio. O mais legal é que eles que abraçaram a causa e isso é já é uma iniciativa de um novo olhar”,  destaca a professora Cristiane.

Programa de Visitas

O Programa de Visitas da UFJF recebeu, no primeiro semestre, de abril a junho, 735 alunos e 37 professores de escolas estaduais e particulares dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já neste semestre, de setembro a outubro, foram 403 alunos e 21 professores de estabelecimentos estaduais e particulares  dos estados de Minas Gerais, Rio de  Janeiro e Espírito Santo. Para novembro não há mais vagas disponíveis.

O programa é dividido em duas partes: pela manhã, os estudantes assistem palestra de apresentação, realizada pela Diretoria de Imagem Institucional, com o objetivo de mostrar o que a Universidade oferece. Em seguida, é realizado um Campus Tour mostrando a estrutura da instituição. A segunda parte ocorre após o almoço, no Restaurante Universitário, e consiste em uma visita específica a uma unidade de ensino do campus, baseada no perfil dos alunos visitantes.

As unidades disponíveis e suas respectivas datas para visita serão informadas pelo setor de Cerimonial no momento do agendamento.

As escolas interessadas devem enviar e-mail para visitas@comunicacao.ufjf.br ou entrar em contato com o setor de Cerimonial.

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial da UFJF)