images

O Parque Halfeld, no centro de Juiz de Fora, será palco de uma oficina a ser realizada nesta quinta-feira, 27 de outubro, como parte da programação da XIX Mostra de Arquitetura e Urbanismo (MAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A oficina tem como tema “O corpo como instrumento artístico de resistência”, e será ministrada pela dançarina e aluna do 8º período do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design da UFJF, Ágata Policarpo, das 14h às 17h.

Na oficina, os participantes participarão de experimentações com música, envolvendo interações táteis, com objetos e com o espaço público. O objetivo é trabalhar o corpo e suas relações com ele mesmo, com o outro e com o espaço. Haverá, ainda, exercícios de privação de sentidos, com o objetivo de estimular o corpo a transmitir mais mensagens.

“O objetivo é mostrar que o corpo também constrói a cidade e suas relações. Além disso, queremos também apostar no uso do corpo como instrumento de mobilização social na cidade. Num momento político em que algumas manifestações podem ser violentas, vamos apresentar a arte como meio de intervenção política”, explica Ágata Policarpo.

A oficina tem 15 vagas, porém, segundo Ágata, as pessoas que estiverem passando pelo local e se interessarem em participar serão bem-vindas.

Outras oficinas usam espaço público

Até a quinta-feira, 27, serão oferecidas outras duas oficinas de interação com o espaço público: Rolê pelas galerias comerciais de JF: resistência e persistência e Capivaras Urbanas: um olhar à margem. A primeira será ministrada por Fabianny Souza, na quarta-feira, 26, das 9h às 12h, e prevê um passeio pelo centro de Juiz de Fora que resultará em croquis, poemas e expressões sobre as galerias comerciais. O ponto de encontro é o Parque Halfeld. A segunda, na quinta-feira, 27, sugere a criação de croquis da cidade à margem do Rio Paraibuna, ministrada por Bernardo Ramalho,  das 8h às 12h, com concentração na Praça Antônio Carlos.

A programação completa das oficinas da XIX MAU está disponível na página do evento no Facebook.