Arroz com feijão ou pedaço de pizza? Suas escolhas influenciam diretamente seu organismo (Foto: Géssica Leine)

Trocar o arroz com feijão por um pedaço de pizza ou o suco natural por um refrigerante é uma escolha normal para os adolescentes; afinal, o leque de opções que não são consideradas saudáveis é muito mais atrativo. Justamente para discutir os hábitos alimentares dos jovens, o evento Ciência na Praça convidou a professora da Faculdade de Farmácia, Elizabeth Lemos Chicourel, para conversar com os adolescentes sobre o que eles consomem e como essa alimentação pode refletir no futuro deles. A palestra acontecerá na próxima quarta-feira, 19 de outubro, às 16h, no Auditório do Instituto Estadual de Educação, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1, Centro.

Além da mídia e da publicidade, “o que entra no caminho da alimentação saudável é a falta de conhecimento, de preparo e orientação dos pais”

A palestra contará com algumas atividades que visam gerar uma reflexão no público acerca de seus próprios hábitos alimentares. “Esperamos mostrar que uma alimentação inadequada influencia negativamente na performance cognitiva deles, nas atividades físicas e na composição corporal, além de refletir na vida adulta ou na transição para a terceira idade”, comenta Elizabeth. A professora também trará como destaque as mudanças na pirâmide etária brasileira e as previsões para o futuro, que indicam que o número de jovens será muito menor que o de idosos.

Além disso, a palestrante apresentará os resultados de um trabalho publicado recentemente pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mauro Filho, que analisou os lanches da manhã e da tarde de 1.300 jovens brasileiros. Fizeram parte da pesquisa estudantes de escolas públicas e particulares, o tipo de merenda oferecida por cada instituição e os alimentos que os pais dos alunos preferem mandar para o lanche deles.

Palestra também irá abordar mudanças na pirâmide etária brasileira e previsões para o futuro, que indicam que o número de jovens será muito menor que o de idosos (Foto: Twin Alvarenga)

Inimigos da alimentação saudável

Segundo a professora, os maiores inimigos da alimentação, no geral, são os fast foods e os produtos extremamente açucarados, como refrigerantes e sucos industrializados. Além de haver essa troca, que substitui alimentos saudáveis (como frutas e verduras no consumo diário, há a ingestão exagerada de açúcar, que chega a atingir o triplo do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Elizabeth enfatiza, ainda, a importância do papel da família na construção dos hábitos alimentares das crianças. A influência da mídia e das publicidades atrapalham muito, mas também há a responsabilidade dos familiares nesse processo. “O que entra no caminho da alimentação saudável é a falta de conhecimento, de preparo e orientação dos pais”, comenta. A educação nutricional no Brasil ainda não é tão valorizada e, de acordo com a professora, auxiliaria muito nos hábitos alimentares das crianças se fosse trabalhada desde cedo nas escolas.

Ciência na praçaCiência na Praça

A palestra integra a programação da 5ª Jornada de Divulgação Científica, que marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e também é composta por uma série de oficinas, oferecidas entre os dias 22 e 23 de outubro. Como parte do projeto “Ciência na Praça”, essas exposições serão realizadas na Praça Cívica da UFJF e na Praça Antônio Carlos, visando aproximar a comunidade geral dos temas tratados. Nas oficinas, os participantes poderão interagir (e até mesmo realizar) os experimentos propostos pelos professores, que irão tratar de assuntos como nutrição, física e química na cozinha, e qualidade do leite.

A participação nas exposições não requer inscrição prévia. Para as palestras, que irão ocorrer Auditório do Instituto Estadual de Educação, as inscrições podem ser feitas no telefone (32) 3229-7606, do Centro de Ciências da UFJF, até o dia 18.

Confira o ciclo de palestras da 5ª Jornada de Divulgação Científica:

ciclodeplaestras-630x864

Confira a programação completa da 5ª Jornada de Divulgação Científica neste link.