Segundo pró-reitoria de Pesquisa, este ano, o Semic contará com uma “roupagem nova”. Na imagem, estudantes trocam experiências durante a edição do ano passado (Foto: Caique Cahon)

O tradicional Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chega à sua vigésima segunda edição e acontece na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado no Planetário. Organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), o evento faz parte da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF.

Segundo os organizadores, o seminário é uma grande oportunidade para os estudantes universitários e do ensino médio — estes últimos, através do Poblic Jr — mostrarem o resultado de suas pesquisas e promoverem um importante intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Festa da ciência: mais de 3 mil participantes e 550 trabalhos

“Queremos a participação dos alunos nas discussões de temas de interesse da nossa instituição”

Ao todo, serão 550 trabalhos apresentados, envolvendo o entorno de 3 mil pessoas, incluindo colaboradores, alunos bolsistas e professores orientadores. As apresentações serão divididas em 8 áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências da Computação; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. Serão premiados os trabalhos de maior destaque em cada área.

Além da premiação e exposição dos trabalhos, este ano o Seminário conta com novidades em sua programação, como destaca a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira: “Demos uma roupagem nova ao evento, pensamos envolver outras atividades ao seminário de iniciação científica, além da apresentação dos trabalhos. Através da organização das conferências, queremos a participação dos alunos nas discussões de temas de interesse da nossa instituição”.

Inscrições abertas para conferências

As conferências acontecerão nos três dias do evento e, para participar, os interessados deverão fazer a inscrição de forma gratuita, através deste link, até o dia 17. Participando de no mínimo duas conferências, o aluno receberá um certificado de participação.

Este ano, o Semic é integrado a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, além do seminário, também engloba a Mostra de Ações de Extensão, a Feira de Ciências e o III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Mônica avalia de forma positiva o acontecimento da semana. “Fundar esse evento dentro da UFJF é muito importante para aglutinar todas as discussões e temáticas ligadas à ciência, tecnologia e inovação, mantendo o foco na sociedade e buscando pensar como as ações de extensão nessas áreas podem impactar a mesma.”

Confira a programação do Semic do dia 19 | Programação do dia 20 | Programação do dia 21

Semic está inserido na programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Confira aqui a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFJF