Documentário "Super size me - A dieta do palhaço" inspira a palestra. Nele, o protagonista conheceu os impactos de uma dieta à base de fast food: deterioração do organismo, mal estar, aumento de percentual de gordura temporal e desnutrição (Foto: Divulgação)

Documentário “Super size me – A dieta do palhaço” inspira a palestra. Nele, o protagonista conheceu os impactos de uma dieta à base de fast food: deterioração do organismo, mal estar, aumento de percentual de gordura temporal e desnutrição (Foto: Divulgação)

Dieta saudável ou praticidade? Produção ecologicamente sustentável ou preços acessíveis? O impasse, que vem acompanhando os brasileiros nos debates políticos e nas idas ao supermercado, é foco da 5ª Jornada de Divulgação Científica, promovido pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta edição com o tema “Ciência alimentando o Brasil”. Entre as atividades previstas, o professor Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF) apresenta, na próxima terça-feira, 18, a palestra “Fast food, a bomba calórica: debate baseado no documentário Super Size Me – a dieta do palhaço”.

Parte do ciclo de conferências realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, a exposição do professor pretende  discutir o significado das calorias consumidas diariamente pelo viés da Física. “As pessoas normalmente não entendem a relação entre as calorias, que vêm listadas no rótulo dos alimentos, e a quantidade de energia que elas consomem de fato. Eu começo o debate com essa provocação da bomba calórica: se eu pudesse criar uma bomba com a quantidade de energia, proveniente de um hambúrguer, por exemplo, qual seria o alcance dessa bomba?”, explicou o professor.

Conforme Menezes, a demanda energética de um ser humano varia muito de acordo com diversos fatores que incluem idade, altura, peso, sexo e atividade física, sendo que, para uma pessoa adulta, gira em torno de 2.500 quilocalorias (kcal) diárias. Além de muitas dietas excederem esta marca, há alimentos que fornecem calorias em um tempo muito curto. Seguindo a lógica  da física, esses alimentos teriam uma potência energética muito alta. Há casos em que o organismo não consegue processar toda a energia consumida e o que sobra é transformado em gordura, que pode ser entendida como uma forma de “energia potencial”.

A dieta do palhaço

O ponto de partida do debate proposto pelo professor é o documentário Super Size Me (2004), do diretor independente Morgan Spurlock, em que o cineasta se dispõe a seguir, durante 30 dias, uma dieta inteiramente baseada em refeições de fast food. O resultado da polêmica produção foi a deterioração do organismo de Spurlock, que ao longo do experimento aumentou consideravelmente seu percentual de gordura corporal, e desenvolveu uma pressão arterial oscilante, além da sensação de mal estar. Apesar disso, os exames feitos por ele no filme indicam um quadro de desnutrição.

Após a repercussão do documentário, a rede de fast food em questão desenvolveu uma linha de produtos saudáveis, acrescentando saladas e sucos em seu cardápio. A empresa, no entanto, negou que a ação fosse motivada pela má publicidade do filme.

Ciência na praçaCiência na Praça

A palestra integra a programação da 5ª Jornada de Divulgação Científica, que marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e também é composta por uma série de oficinas, oferecidas entre os dias 22 e 23 de outubro. Como parte do projeto “Ciência na Praça”, essas exposições serão realizadas na Praça Cívica da UFJF e na Praça Antônio Carlos, visando aproximar a comunidade geral dos temas tratados. Nas oficinas, os participantes poderão interagir (e até mesmo realizar) os experimentos propostos pelos professores, que irão tratar de assuntos como nutrição, física e química na cozinha, e qualidade do leite.

A participação nas exposições não requer inscrição prévia. Para as palestras, que irão ocorrer Auditório do Instituto Estadual de Educação, as inscrições podem ser feitas no telefone (32) 3229-7606, do Centro de Ciências da UFJF, até o dia 18.

Confira o ciclo de palestras da 5ª Jornada de Divulgação Científica:

ciclodeplaestras-630x864

Confira a programação completa da 5ª Jornada de Divulgação Científica neste link.