O currículo é a primeira impressão que o empregador tem de um candidato à determinada vaga. Se ele não corresponder às expectativas, você já deve imaginar o resultado, né? Por isso, no UFJF Oportunidades de hoje vamos dar dicas para fazer um currículo eficaz, tanto quanto às informações quanto em relação ao visual.

O que meu currículo deve ter?

1) O início do currículo deve apresentar informações básicas sobre você: nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone e e-mail. Use contatos que as pessoas te achem fácil. Se tiver Whatsapp, informe, pois facilita o contato!

2) Não atire para todos os lados! Faça seu currículo personalizado e direcionado para a vaga que quer concorrer. Se você quer, por exemplo, se candidatar a uma vaga de diretor de arte, deixe isso claro em seu currículo, e aproveite para destacar sua experiência na área.

3) O candidato deve colocar o grau máximo de escolaridade que possui, ou seja, quem tem nível superior não precisa citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais com MBA, mestrado, doutorado, especialização ou curso técnico devem mencioná-los de cara. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.

4) Liste sua experiência profissional. Caso ainda não tenha trabalhado, cite aqui trabalhos em empresa júnior, estágios, bolsas e suas capacitações em cada área. Lembre-se também de incluir trabalhos voluntários. Eles também contam pontos!

5) Sabe aqueles workshops que sempre acontecem na UFJF? É bom listá-los. Cursos de curta duração também. Ele pode acabar sendo o diferencial que a empresa procura, pois mostra que você está preocupado com sua atualização constante.

6) How many languages do you speak? Idioma sempre será um diferencial. Se você domina mais de um, não deixe de listá-los, e o nível de conhecimento: básico, intermediário, avançado. Mas jamais minta! O recrutador pode surpreendê-lo com uma entrevista na língua que você diz possuir fluência e aí pega muito mal se você não compreender. Vale lembrar que a UFJF oferece aos seus alunos aulas de inglês, espanhol, francês, latim e italiano.

7) Você trabalha com área criativa e tem um portifólio bacana que precisa ser visto? É essencial citar isso no currículo, com o endereço de algum banco de imagens onde seu trabalho fica exposto.

8) As redes sociais são importantes vitrines para se apresentar ao mercado de trabalho, por meio de ferramentas como o LinkedIn, Flickr, Behance, entre outros. Ético ou não, o fato é que muitas empresas têm usado as redes para conhecer um pouco mais sobre o perfil e hábitos de seus possíveis funcionários. Mantenha o currículo on-line atualizado e atenção à postagens comprometedoras!

9) Caso não seja exigido ou mencionado, não coloque:

– O que você não sabe fazer. Mentira tem perna curta

– A pretensão salarial

– Certificados de cursos realizados. Isso vai deixar seu currículo gigantesco

– Não nomeie seu currículo como “currículo vitae”, “currículo”, “curriculum” e derivados. Use seu nome, e caso peçam, a vaga pretendida.

10) As informações são só uma parte da preocupação. A estética também é muito importante. Você precisa de um currículo em que o avaliador passe rápido os olhos e já consiga processar as informações mais importantes e interessantes. Pensando nisso, encontramos no site Ennet uma lista com dez modelos de currículos funcionais, fáceis de fazer e que podem se adequar às suas necessidades.