29906781591_f366c5f4ce_z

Denise Adélia Vieira Prata acredita que o trabalho vai contribuir para o aprofundamento dos estudos literários e linguísticos na área (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

“De Allan Kardec a Chico Xavier: uma visão histórica das poesias e dos romances mediúnicos”: este é o título da tese defendida nesta quarta-feira, 28, pela doutoranda Denise Adélia Vieira Prata, do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O trabalho imprime um olhar histórico sobre as produções literárias mediúnicas representadas pelas poesias e romances e, segundo Denise, pretende recuperar as discussões, debates e polêmicas que se materializaram em torno dessas modalidades, desde a Codificação da doutrina espírita por Allan Kardec, na França, até o surgimento do médium Chico Xavier, no cenário espírita brasileiro. “Acredito que este seja um tema muito profícuo, que tem várias poesias e outras produções que podem ser trazidas para o ambiente acadêmico e serem analisadas como qualquer objeto de estudo”, justifica.

A banca examinadora foi composta pela professora Teresinha Vânia Zimbrão da Silva – que orientou o projeto -, além dos professores Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (UFJF), Dilip Loundo (UFJF), Sidney Barbosa (Universidade de Brasília – UnB) e Altamir Célio de Andrade (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF) – estes dois últimos convidados.

Para a pesquisa, foram utilizadas fontes bibliográficas, como a Revista Espírita – fundada por Kardec – e as edições do jornal Reformador, órgão de comunicação oficial da Federação Espírita Brasileira, dentre outras.“Estudo poesias e romances mediúnicos e, como são produções de muita qualidade literária, acredito que o trabalho possa contribuir para o aprofundamento dos estudos literários e linguísticos. Então, é um objeto de estudo em que se pode ampliar os focos de análise. Este não é um olhar espírita, mas literário”, acrescenta a pesquisadora.

Já para a orientadora, a originalidade da pesquisa pode alavancar outros projetos de investigação acadêmica acerca do tema.“É o primeiro trabalho da Pós-graduação em Letras da UFJF em literatura mediúnica espírita; é uma produção completamente original. A academia não tem dado muita atenção a este tipo de literatura e nós esperamos que, com este trabalho, despertemos a atenção acadêmica para o tema”, afirma Teresinha.

Contato

Denise Adélia Vieira Prata (doutoranda)
denise.vieira@ifsudestemg.edu.br

Teresinha Vânia Zimbrão da Silva (orientadora)
teresinha.zimbrao@ufjf.edu.br

Outras informações: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários – (32) 2102-3118 –