29855448012_0637dfbe61_z

Na pesquisa, Ana Carolina Estorani Polessa da Silva levantou bibliografia sobre o surgimento e desenvolvimento do hacker dentro da sociedade (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A acadêmica do Programa de Pós-graduação  em Ciências Sociais (PPGCSO), Ana Carolina Estorani Polessa da Silva, defendeu na tarde desta terça feira, 27, a dissertação “Societas Anonymous: Da Construção do Hacker na sociedade ao Anonymous”. Em função dos trabalhos que havia desenvolvido ao longo de sua trajetória na Universidade, a mestranda já estava familiarizada com assuntos relacionados à cibercultura.

Orientada pelo professor Rubem Barbosa Filho, Ana Paula percebeu uma forte demanda de estudos no que diz respeito ao hacktivismo. Segundo ela, por ser um tema que ainda precisa ser mais explorado, poucas pessoas sabem que o hacker tem uma relação com os movimentos de contracultura. O interesse pela pesquisa vem justamente dessa necessidade, afim de atender à sociedade e também ao meio acadêmico. Para tanto,  a pesquisadora levantou  uma bibliografia sobre o assunto, que  vai desde o surgimento do hacker dentro da sociedade, passando pela área de telefonia e chegando ao desenvolvimento do cenário hacker no Brasil  na década de 1980.

“Foi um esforço teórico e metodológico muito grande. Busquei apresentar uma perspectiva um pouco diferenciada neste primeiro momento da pesquisa. O hacktivismo ainda hoje é muito estereotipado. Entender as inovações, dificuldades e desafios deste movimento no país, foi muito importante para o passo seguinte do estudo. No segundo momento, depois de construir uma imagem do que é o hacker, o foco passou a ser o Anonymous,” revela Ana Paula.

“A partir de entrevistas com os próprios membros do grupo, tentei compreender o que justifica suas ações e o que as desencadeiam. Quando invadem um site: Por que estão invadindo? Quando criticam o governo: Porque estão fazendo, quais são as suas pautas? Em alguma medida, é importante que a sociedade saiba que há uma história por trás disso. Não é simplesmente invasão, há uma carga histórica por trás deste processo,” completa a pesquisadora.

Para Barbosa Filho, a importância do estudo reside no fato de divulgar, através de uma pesquisa, não só o resultado mas também o funcionamento desses mecanismos.  “Considerando toda a dimensão da internet, o estudo  desvela, em partes, um mundo muito misterioso,  o do hacktivismo, tanto o político quanto os demais que, a partir deste tipo de dissertação, passamos a conhecer.  É um processo que permite uma maior auto-reflexão da sociedade, a partir destes novos instrumentos, aparentemente revolucionários, com que estamos convivendo e sofrendo as consequências disso,” finaliza.

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – 2102-3113