29342530813_a2cc7a0e9e_z

Ailton Magela de Assis Augusto analisou as obras “ As veias abertas da América Latina”, “O livro dos abraços” e “Bocas do tempo” (foto: Géssica Leine/UFJF)

O mestrando Ailton Magela de Assis Augusto defendeu, nesta terça-feira, 27, a dissertação “A dança de imagens nos escritos de Eduardo Galeano: uma aproximação às suas estratégias literárias”. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários e aborda as estratégias de construção do texto literário do escritor uruguaio  Eduardo Galeano.

O pesquisador explica que a escolha do tema foi por afinidade pessoal com o autor. Foram analisadas as obras  “As veias abertas da América Latina”, “O livro dos abraços” e “Bocas do tempo.” “Busco  identificar de que maneira as metáforas e as construções que Galeano faz permitem que ele seja considerado um autor de literatura e não apenas um escritor político e panfletário”, ressalta o mestrando.

A pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliográfica, análise de texto, levantamento das imagens metafóricas presentes nas obras e averiguação de conceitos e teorias literárias que permitissem o embasamento do estudo.

A orientadora, professora Teresinha Vânia Zimbrão Silva, destaca a importância  acadêmica da dissertação: “a pesquisa trabalha com um autor não muito estudado e, assim, se torna original, contribuindo para os estudos literários.”

Outras informações:
Ailton Magela de Assis Augusto (Orientando):
ailtonmaa79@yahoo.com.br
Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários – 2102-3118