O Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculado ao projeto “Debate Mente-Cérebro na Psiquiatria Contemporânea”, financiado pela Universidade de Oxford, está com as inscrições abertas para o envio de trabalhos de estudantes e pesquisadores para o concurso de ensaios sobre o problema mente-cérebro.

Melhores trabalhos serão premiados com dinheiro e divulgados internacionalmente pela Universidade de Oxford (Foto: Kjpargeter / Freepik)

Melhores trabalhos serão premiados em 17 de março de 2017, no II Simpósio Internacional Mente-Cérebro, na UFJF. (Foto: Kjpargeter / Freepik)

O concurso tem como objetivos promover a pesquisa sobre a relação entre mente e cérebro e identificar jovens pesquisadores em ciência e humanidades, buscando novas perspectivas sobre o diálogo entre ciência e religião. Estudantes e pesquisadores interessados em participar devem produzir textos originais e criativos dentro de uma das áreas trabalhadas pelo debate, como filosofia, psicologia, neurociência e psiquiatria.

Além disso, também poderão ser abordados alguns elementos do campo problemático da relação entre mente e cérebro, como liberdade, personalidade, memória, intencionalidade, caráter, implicações para a noção de pessoa, para o entendimento das experiências religiosas e espirituais. A ideia principal da promoção desse debate é compreender como a relação entre mente e cérebro pode impactar em questões diversas relativas à saúde, ética e comportamento.

Como ponto de destaque, há especial interesse em ensaios que abordem as implicações da questão mente-cérebro para as relações entre ciência e religião, já que ambas as áreas muitas vezes se encontram em uma posição competitiva. “Dentro desses conflitos que são de ordem cultural e social, precisamos fazer um debate acadêmico, qualificado, conceitual e mais amplo para definirmos exatamente em que sentido essas relações entre ciência e religião procedem ou não”, explica o professor da Faculdade de Filosofia e organizador do concurso, Humberto Schubert.

Premiação e divulgação internacional

Os concorrentes serão divididos em duas categorias: “Sênior”, direcionado a pesquisadores com doutorado e que, de preferência, atuem em áreas relacionadas à temática do concurso (como filosofia, psiquiatria, psicologia e neurociências) e “estudante”, abrangendo graduandos e pós-graduandos em áreas também correlatas ao tema.

Os candidatos que figurarem entre os três primeiros lugares do concurso receberão prêmios em dinheiro. Na categoria “sênior”, o primeiro lugar ganhará R$4.500; o segundo, R$3 mil; e o terceiro, R$2 mil. Já na categoria “estudante”, os prêmios do primeiro, segundo e terceiro lugares receberão, respectivamente, R$2 mil, R$1.200 e R$800.

Prazo e inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro e os candidatos devem encaminhar os ensaios para humbertoschubert@yahoo.com.br. A divulgação dos resultados está programada para janeiro de 2017. A entrega dos prêmios acontece em 17 de março de 2017, no II Simpósio Internacional Mente-Cérebro, que ocorrerá na UFJF.

Outras informações:

Mente-cérebro – Concurso de Ensaios