Além do troféu pelo bom desempenho, o colégio também recebeu medalha de bronze com a aluna Luciana Paixão (foto), do 3º ano do Ensino Médio (Foto: Divulgação)

O Colégio de Aplicação João XXIII recebeu uma das premiações da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. O troféu, entregue no início do mês, representa a participação da escola nas provas e leva em conta o número de menções honrosas recebidas pelos alunos e sua frequência na segunda fase do concurso.

A OBMEP foi criada em 2005 e o João XXIII participou das 12 edições da prova. Esta é a primeira vez que o colégio recebe este reconhecimento. Em Juiz de Fora apenas mais uma escola ganhou o prêmio. A Olimpíada Brasileira de Matemática é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), sendo destinada aos alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais, estaduais e federais.

Além do troféu pelo bom desempenho, o colégio também recebeu medalha de bronze com a aluna Luciana Paixão, do 3º ano do Ensino Médio. Esta é a segunda vez consecutiva que Luciana é medalhista na OBMEP e em outros anos já havia recebido menções honrosas pelo seu desempenho.

Além da medalha de bronze, outros 12 alunos ganharam menção honrosa. A premiação será feita na Semana da Matemática, programada para os dias 24 a 29 de outubro.

A professora de matemática Cláudia Tavares, quem representou o colégio na cerimônia de premiação, contou que se sentiu surpresa, mas também satisfeita com o prêmio, “eu fiquei muito satisfeita, muito feliz mesmo, pelo recebimento do troféu, pelo reconhecimento da escola e também pelos alunos, porque é um troféu deles também, deles se sentirem motivados”. Além do reconhecimento, a professora também ressalta o interesse dos alunos em participar das provas, mas também o estímulo do colégio para que isso aconteça.

No colégio, foi criado um projeto há mais de três anos com o intuito de estimular os alunos que têm interesse em participar do concurso. Durante três horários específicos da semana, a bolsista Luciana Amaral reúne um grupo de estudos para tirar dúvidas e fazer exercícios do banco de questões do 1º, 2º e 3º níveis da OBMEP.