A Coordenação de Licenciaturas, vinculada à Pro-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará no dia 21, às 14h, a primeira reunião aberta do fórum de Licenciaturas. O encontro acontece no Anfiteatro das Pró-reitorias e têm como principal destaque a conferência com o professor Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG) que vai debater “As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores e Professoras”.

O evento marca a primeira reunião do Fórum dentro da nova gestão da Prograd. A intenção é consolidar este espaço como um âmbito propício às discussões sobre o currículo dos cursos de licenciatura da UFJF e as diretrizes e políticas públicas nacionais vigentes para a formação de professores e professoras.  De acordo com a professora da Faculdade de Educação (Faced) e coordenadora de licenciaturas, Angélica Cosenza, o evento acontece em um contexto muito importante, frente a uma nova política de formação de docentes, através de uma resolução que o MEC lançou em 2015. “A lei traz uma perspectiva diferenciada para a formação de professores, rompendo com um fragmentação que existia antes e que separava as áreas pedagógicas das áreas curriculares tradicionais nos cursos,” ressaltou.

Angélica ainda destaca que assuntos como grade curricular, estágio e formação profissional, modificados pela portaria do MEC, serão abordadas na reunião.  “Há a indicação de que determinados temas como as questões ambientais, de gênero e etno-raciais sejam incorporadas nos currículos de todos os cursos. Também existe uma perspectiva de que o estudante esteja mais presente no contexto de práticas escolares e de estágios nas escolas e espaços educativos, além de uma valorização de uma formação mais humana dos profissionais, professores e licenciados.” conclui a Cosenza.

Fórum de Licenciaturas

Visando fortalecer as discussões e proposições acerca de políticas para a formação de docentes e oportunizar um espaço institucionalizado sobre as licenciaturas na UFJF; em 2010, o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) criou o “Fórum das Licenciaturas” composto por coordenadores e representantes da Coordenação de Licenciaturas, Pró-reitoria de Graduação, Faculdade de Educação (Faced), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (SINTUFJUF).