exposição Florescer da Alma 2 Foto Divulgação

Uma dos destaque da mostra (Foto: Divulgação)

“Florescer da Alma” é a nova exposição da artista plástica Nequitz Miguel, que será inaugurada na terça-feira, dia 13, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As obras, em acrílico sobre tela, ressaltam flores e cores da primavera. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até 2 de outubro, com entrada franca.

Flores de setembro

O mês de setembro marca o início da primavera – a estação das flores. A natureza renova seu ciclo realçando cores, texturas e perfumes que alegram a vida. Na mostra “Florescer da Alma”, Nequitz Miguel reproduz, com suas pinceladas vibrantes e autênticas, a vivacidade e a leveza da estação, resultando em obras que encantam pela estética que valoriza o uso das cores e de seus tons.

Com a sensibilidade e o olhar artístico apurado, Nequitz apresenta ao público juiz-forano, uma série de pinturas em acrílico sobre tela, explorando a técnica figurativo-abstrato. De uma profusão de cores surgem campos e jardins floridos, que chamam a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Um exercício de criatividade e experimentações que coroa, mais uma vez, o trabalho da renomada artista. “A arte é o alimento de minha alma. Com tintas e pincéis, solto as amarras do inconsciente e deixo-me levar para o imaginário. Brinco com as cores de forma livre, revelando minha personalidade. O artista é um ser livre. A força que move o artista é o desejo constante de abrir as portas do desconhecido”, celebra Nequitz.

A artista

A juiz-forana Nequitz Miguel, definiu-se pelas artes plásticas, em 1968, no Rio de Janeiro, onde cursou História da Arte e realizou vários cursos de Pintura, com renomados professores, dentre eles, Luiz Badia, Belizio, Bernardii. O contato com estes mestres lhe deu uma ampla visão do panorama artístico, ajudando-a a definir suas técnicas.

Realizou 35 exposições individuais em várias cidades do Brasil, entre elas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. “Florescer da Alma” é a 12ª exposição de Nequitz, em Juiz de Fora e tem a curadoria do colunista social Eduardo Gomes. Participou e participa de mostras internacionais, e possui vários prêmios internacionais. Possui obras em diversas coleções em Portugal, Estados Unidos, Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, dentre outros.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)