O Ministério da Educação argentino desenvolveu um programa de aproximação e cooperação com as universidades e instituições de ensino superior brasileiras. Um dos objetivos é mostrar a produção e os métodos de ensino das universidades argentinas e promover uma troca de conhecimento.

Envolvidas no projeto, cinco pesquisadores da Universidade Nacional de Córdoba, Universidade Nacional de Tucumán e Universidade Nacional de La Plata estarão na Universidade Federal de Juiz de Fora nos próximos dias 15 e 16 de setembro.

Todos os visitantes são professores da área de psicologia, especialistas em Desenvolvimento Escolar, Psicobiologia e Psicologia da Saúde. Além de Juiz de Fora, eles também participarão de atividades em São Paulo na Universidade Paulista (UNIP) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

As atividades na UFJF serão realizadas na sala A-I-12 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Um dos responsáveis por receber os argentinos, o pesquisador Telmo Ronzani explica que um dos temas de interesse da instituição que esse acordo de cooperação pode contribuir é na área de psicologia comunitária. “Nossa expectativa é de que saiamos com algo mais concreto entre UFJF e essas universidades em termos de cooperação em graduação, pós-graduação e pesquisa. Das especializações apresentadas pelas instituições argentinas, há o interesse em compreender mais sobre a aplicação da psicologia comunitária.

Programação

No dia 15 haverá uma mesa de apresentação sobre a formação em psicologia na Argentina, às 15h. Essa atividade será aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Serão realizadas palestras para alunos de graduação e pós-graduação e reunião com professores do Departamento de Psicologia.

“O intuito é promover o máximo de atividades possível para aproveitar a visita dos pesquisadores. Esse intercâmbio acadêmico é fundamental para que possamos fazer uma análise crítica sobre o que precisamos avançar na formação no Brasil, na Argentina e na América Latina de uma forma geral”, explica o professor Ronzani.