(Foto: Twin Alvarenga)

Número de graduações da instituição avaliadas pelo guia aumentou, passando de 32 para 33. (Foto: Twin Alvarenga)

Oito cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam a nota máxima na avaliação anual do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril. Este ano, o número de graduações da instituição avaliadas pelo guia aumentou, passando de 32 para 33.

Os cursos que receberam cinco estrelas (em uma escala que varia de três a cinco), são Administração, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Farmácia, História, Nutrição e Serviço Social. Além dos melhores avaliados, 16 cursos da UFJF foram classificados com quatro estrelas.

Destaque

Apesar do número de cursos com avaliação máxima ter caído em comparação à última avaliação, a inclusão dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Nutrição na lista de melhores avaliados foi um dos destaques desta edição.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, criado em 2009, foi avaliado pela primeira vez pelo Guia do Estudante. O coordenador do curso, Otavio Branco, afirma que a avaliação é consequência do esforço dos professores para manter o nível de excelência do curso. “Eu acho que a avaliação é muito relevante. Na primeira vez que o curso foi avaliado já conseguimos esse resultado. Estamos ainda em construção do curso, mas o mérito é dos professores, que estão muito engajados para criar um curso de referência. A avaliação vai dar visibilidade e aumentar o nosso compromisso com o curso”.

Ana Paula Mendes, coordenadora do curso de Nutrição, também criado em 2009, atribui o resultado à excelência do corpo docente e à equipe técnica. “Temos que parabenizar o nosso corpo docente. E o resultado vai ajudar a nos cobrar mais. Uma boa pontuação faz com que você queira melhorar cada vez mais. A melhoria é infinita”.

A publicação GE Profissões Vestibular 2017 passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

guiadoestudanteportalComo funciona

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Anualmente, a redação do Guia envia um formulário para ser preenchido pelos coordenadores. A partir dos dados coletados uma equipe emite conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).