O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernando Lima, participou do Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe (eCAADe), uma das principais conferências mundiais na área de aplicação de recursos computacionais à Arquitetura e Urbanismo. A 34ª edição do evento aconteceu na Oulu School of Architecture, na Finlândia.

O professor apresentou um artigo relacionado à sua pesquisa de Doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, Lima está cursando período sanduíche na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em Portugal. O trabalho apresenta um conjunto de ferramentas algorítmicas, desenvolvidas pelo pesquisador, para auxiliar em tarefas de planejamento urbano relacionadas ao conceito de Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT). O modelo prevê maior sustentabilidade urbana, por meio de uma organização mais compacta das cidades, com distâncias menores entre diferentes locais. “No artigo, descrevo a utilização de uma metodologia e deste conjunto de ferramentas que objetiva calcular uma série de indicadores referentes a princípios do DOT, avaliando configurações urbanas e permitindo o uso de operações matemáticas complexas para otimizar determinadas características de um bairro”, explica Lima.

Ainda de acordo com o pesquisador, o trabalho apresenta um caso de estudo do Cascatinha, que contou com análises de modificações nas configurações do bairro, colaborando para discussões sobre a realidade das cidades brasileiras durante o evento.

Para o pesquisador, a conferência acrescenta tanto para sua experiência pessoal quanto profissional. “Participar deste evento tem sido de uma inestimável contribuição para minha trajetória acadêmica, uma vez que me permite entrar em contato direto com o que há de mais atual e relevante em minha área pesquisa, conhecendo e assistindo pesquisadores e temas de diversas universidades do mundo”, diz. “Certamente essa experiência contribuirá muito para minhas atividades de professor e pesquisador na UFJF”, completa Lima.

eCAADe

Fundado em 1983, o eCAADe é uma associação sem fins lucrativos de instituições e pessoas com interesse em compartilhar informações relacionadas ao uso de computadores em pesquisa e educação em Arquitetura e Urbanismo. A organização promove conferências e workshops anuais, sediados em diferentes universidades, além de gerenciar o CUMINCAD, acervo de publicações de pesquisas em projetos arquitetônicos  auxiliados por computadores.