fsfs

Para professor da PUC-Rio, Marcelo Andrade, evento em si é extremamente importante dado o contexto sociopolítico em que o país vive

O professor Marcelo Andrade, da PUC-Rio, foi o convidado da abertura, nesta terça, 30, da 3ª Semana Faced, organizada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O palestrante dividiu sua fala em dois momentos: “Concepção de Educação e Direitos Humanos” e Princípios para se trabalhar os Direitos Humanos nas salas de aula. De acordo com Andrade, o evento em si é extremamente importante, dado o contexto sociopolítico em que o país vive.

“Este tema não tem só a ver com crianças e adolescentes em conflito com a lei, mas com a formação do cidadão de modo geral. Um dos atores sociais que promove estes direitos é também o professor. Diz respeito tanto a docentes quanto a alunos, que sejam sensíveis e queiram promover uma experiência educacional mais significativa. A minha fala é direcionada especialmente aos professores da educação básica, pois o trabalho deste profissional é um trabalho de Direitos Humanos, porque o acesso à educação é um direito fundamental garantido na Constituição, na Lei de Diretrizes de Base e na Declaração Universal de Direitos Humanos,” pontuou Andrade.

Para a organizadora do evento, Maria Rosa Picanço, a ideia é de que este momento do evento seja usado como um espaço de resistência, reflexão e luta, tanto para formação pedagógica-educativa quanto para a humana. “A gente entende que não há uma dissociação entre a formação profissional e a formação política. Por isso, a Semana proporciona debates sobre as temáticas colocadas em xeque agora. São questões que estão sendo amplamente debatidas, seja na academia ou nas comunidades, e são caras a qualquer pessoa que esteja interessada em pensar o que a gente está vendo no cenário atual e qual a dimensão histórica disto tudo.”

Para a professora da Faculdade de Educação, Angélica Cosenza, essas discussões são muito potentes por que perpassam várias áreas. “Direitos Humanos e Educação atravessam vários campos como os das questões ambiental, da sexualidade, etno-raciais e das outras diversidades de um modo geral. Tratar destes temas potencializa o cuidado com estas diferenças na área pedagógica”, diz

O aluno de  Licenciatura em Matemática, João Pedro Del Mônaco, acredita que o evento traz um novo ângulo de visão para a sala de aula. Associar o assunto às aulas de matemática é uma forma interessante de passar conhecimento, além de ser também uma maneira de engajamento às pautas da educação. Levar o tema aos alunos é um dever que nós, futuros professores, temos que assumir,” diz.

As palestras acontecem durante toda a semana no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação. Até a próxima sexta feira, 2, pelo menos 500 pessoas, entre professores (universitários e da educação básica), alunos da Faculdade de Educação e acadêmicos de outras áreas, devem comparecer ao evento, que recebe, também, alunos de outras instituições, como UFMG, UFOP, UFF, PUC-Rio e Estácio de Sá.

Outras informações: