(Foto: Twin Alvarenga)

Proposta foi construída a partir de encontros promovidos pela Comissão de Flexibilização, com representantes do Conselho Superior, dos TAEs, dos estudantes e da Administração Superior (Foto: Twin Alvarenga)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou a minuta de resolução sobre a flexibilização da jornada de trabalho dos técnico-administrativos em Educação (TAEs). A conclusão da análise da minuta pelos conselheiros ocorreu na quarta reunião especial do Consu, realizada na última quinta-feira, 25 de agosto.

“Com a aprovação desta resolução, estamos conseguindo regulamentar o regime de trabalho dos TAE’s na UFJF. Vamos dar segurança institucional para o trabalho dos nossos técnicos. Dentro da legalidade, vamos garantir que eles possam trabalhar com mais segurança e melhores condições. Desta forma, certamente poderão oferecer serviços cada vez melhores para a comunidade acadêmica”, afirma o reitor Marcus David.

A flexibilização da jornada de trabalho dos TAE’s foi aprovada após a realização de encontros promovidos pela Comissão de Flexibilização, criada pelo Consu, composta por dois representantes do Conselho Superior; quatro representantes dos TAE’s, indicados pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf); dois representantes dos estudantes; e dois representantes da Administração Superior.

“Foi um processo muito rico de debates e discussões, pelo qual chegou-se a uma resolução consensuada, sendo possível agregar e construir uma proposta acordada por todos os membros da comissão. As alterações que foram feitas ao longo do processo de discussão são ricas porque mostram a pluralidade e a diversidade do debate democrático realizado em um trabalho intensivo”, acrescenta o secretário geral da UFJF, Rodrigo de Souza Filho, que presidiu a comissão.

“É importante destacar o processo democrático e participativo de discussão deste modelo no Consu. Este foi um compromisso do nosso programa de gestão, que foi cumprido com ampla participação da comunidade universitária”, finaliza Marcus David.