fsfs

Da esquerda para a direita, Laís Bassoli, Henrique Vargas e Thalles Rodrigues tiveram seu vídeo “Você sabe tudo sobre o Aedes?” entre os três escolhidos pelo MEC, na categoria Fundamental II, em todo o Brasil.

Os alunos do oitavo ano do Colégio de Aplicação João XXIII, Laís Bassoli, Henrique Vargas e Thalles Rodrigues, vão representar Minas Gerais na fase nacional do concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), com o trabalho audiovisual “Você sabe tudo sobre o Aedes?”. O vídeo é um dos três finalistas escolhidos da categoria Fundamental II.

O objetivo do concurso é conscientizar a população sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. Estudantes da rede pública e privada foram estimulados a competirem com suas produções em seis categorias: Educação de Jovens e Adultos; Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio e Ensino Superior.

No João XXIII, os alunos foram orientados pela professora Thamiris Dornelas e contaram com o auxílio técnico do professor Nelson Faria. Nesta etapa final, os trabalhos serão julgados por uma comissão criada pelo MEC e por júri popular. No trabalho, os alunos trazem informações sobre como o inseto se reproduz e dão dicas de como combater e proteger-se do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Confira o vídeo

Como votar nos alunos do João XXIII
A mobilização no João XXIII já começou. Para votar, basta acessar a página do concurso, escolher o vídeo e confirmar o voto. A votação vai até dia 4 de setembro e o resultado final será divulgado no dia 5 do mesmo mês. Além de orgulhosos com a indicação, os alunos que concorrem ao prêmio destacam a motivação principal para a produção do vídeo. “Estamos ajudando as pessoas a saberem mais sobre as doenças causadas pelo Aedes, porque ainda há muitas dúvidas e o vídeo certamente poderá ajudar muito”, explica Thalles.