sfsfs

Brinquedoteca foi uma das estações do circuito, e incentivou jogos lúdicos e interativos, com participação de alunos e professores da Universidade

Professores e estudantes do campus avançado da UFJF em Governador Valadares organizaram, nesta quinta, 25, a 2ª Feira de Saúde e Entretenimento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O evento é uma das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 28 de agosto. Durante o período, a APAE-GV incentiva ações educativas em saúde, de maneira lúdica e interativa.

A Instituição é um dos locais já amparados pela equipe de Ciências Contábeis que realizam periodicamente intervenções na cidade. “Participamos sempre e não poderíamos faltar nesta Semana da Pessoa com Deficiência. É a integração do nosso projeto com a APAE”, explicou a vice-coordenadora do curso, Raquel Bergere.

apae-gv

Além de atividades recreativas, os jovens atendidos pela Apae receberam cuidados médicos e muito carinho por parte dos participantes do evento

A Feira contou com cinco estações em forma de circuito: Aferição da pressão arterial, Brinquedoteca, Educação em saúde bucal, Nutrindo com ciência e Orientação sobre estimulação neuropsicológica. Nelas, além de serviços de interesse público, foram desenvolvidas atividades recreativas, como brincadeiras de roda, peteca, dança e música.

Entre os participantes, os sentimentos eram uma mistura de diversão, solidariedade e amizade. A estudante do sexto período de Medicina, Maria Menenguci, já frequenta a Apae normalmente e colaborou, desta vez, na aferição da pressão arterial. “Hoje temos uma grande participação também dos pais e alunos da Apae. Eu sempre gostei de estar aqui, é um crescimento para nós e, para eles, é a oportunidade de receber suporte, carinho, cuidado”, comentou.

Durante a passagem pelas estações, os participantes puderam conhecer mais sobre assuntos de relevância na temática da saúde. Após a aferição da pressão arterial, por exemplo, os alunos da UFJF-GV compartilharam informações sobre os resultados das avaliações, e ainda repassaram dicas para o caso de o resultado do exame apresentar alterações.