(Foto: Géssica Leine)

Mestranda Maria Cristina Antunes Lana trabalhou com o sistema de curvas elípticas, que utiliza números inteiros primos menores para manter a segurança de senhas em contas de redes sociais, por exemplo (Foto: Géssica Leine)

A mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Maria Cristina Antunes Lana, defendeu, nesta quinta, 25, a dissertação “Curvas Elípticas e Criptografia”. O sistema criptográfico visa codificar a informação, de forma que só o emissor e o receptor consigam decifrá-la. De acordo com Lana, o assunto ainda é pouco conhecido, inclusive para estudiosos da área, e isto impôs uma dificuldade a mais em sua pesquisa. A aluna ressalta que a ideia inicial foi procurar um tema atual de grande relevância, em que fosse possível trabalhar temas do ensino médio.

“Em criptografia, usa-se dois sistemas, um deles é o RSA  (Secure Remote Access ou Acesso Remoto Seguro), que usa números primos complexos, muito grandes, o que dificulta a aplicação para alunos. Querendo aproximar o tema do dia a dia dos estudantes, trabalhei com o sistema de curvas elípticas, que utiliza números inteiros primos menores para manter a segurança de senhas em conta de redes sociais, por exemplo,” explica.

O orientador da pesquisa, Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos, diz que matemática não se faz só com regras, mas também com a aplicação no cotidiano, e foi este o sentido que o estudo buscou. “A pesquisa inova ao trazer um tema que não é estudado no ensino médio e que ainda é restrito aos laboratórios de computação e ciências avançados. Ela traz o assunto para a rotina do aluno de uma maneira mais simples. Por isso, fez-se um recorte simplificado para que os alunos tenham maneira de entender e lidar com o assunto”, ressalta.