A animação de brasileiros com os Jogos Olímpicos Rio 2016 e com a preparação de atletas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a competição pode continuar de outro modo: praticando esportes e atividades de lazer.

A instituição disponibiliza oito projetos de incentivo ao esporte e formação de atletas de alto rendimento em atletismo, futebol, basquete, natação e ginástica na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Com exceção de natação, todos as outras iniciativas ainda possuem vagas abertas com opções para todas as idades. Confira:

ATLETISMO

Lancamento_de_dardo_luis_mauricio_ufjf_foto_Gessica_leine_UFJF

Projeto incentiva formação de atletas, como o campeão brasileiro mirim em lançamento de dardo, Luis Maurício (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O projeto oferece atividades na maioria das modalidades do atletismo, desde corrida com barreiras a salto com vara. Vários alunos já participaram de competições nacionais e internacionais, como Francisco Perrout, que disputou neste ano os Jogos Mundiais Escolares, na Turquia, e os campeões brasileiros mirins de lançamento de dardo, Raphaela Diesse e Luis Maurício.

Público-alvo: a partir dos 5 anos (não há limite de idade).

Inscrição: procurar instrutores, na pista de atletismo da Faefid, nos horários de treinamento; coordenação – professor Jorge Perrout.

Local, dias e horários: pista de atletismo da Faefid, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Vagas: não há limite de vagas.

FUTEBOL UFJF

Aluno_projeto_futebol_ufjf_Foto_gessica_Leine_UFJF

Aluno dos times de futebol da UFJF durante treino (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O projeto de extensão Futebol UFJF tem por objetivo dar oportunidade a crianças e adolescentes para que tenham contato com o esporte, no intuito de formar novos talentos. A equipe disputa o campeonato mineiro e já conseguiu classificação para a primeira divisão das categorias de base. 

Público-alvo: meninos com idade entre 12 e 17 anos.

Inscrição: interessados devem procurar o coordenador Marcelo Matta nos dias de treinamento, para agendar avaliação.

Local, dias e horários: campo de futebol da Faefid, de terça a sexta-feira, com horário variável, de acordo com a categoria de idade dos interessados.

Vagas: 80, parte já está preenchida.

INICIAÇÃO AO BASQUETEBOL

projeto_basquete_ufjf_Foto_Caique_Cahon_UFJF

Ainda podem ser preenchidas 20 vagas em projeto de basquete na Faefid (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O projeto de Iniciação ao Basquetebol da Base para a Ponta tem o objetivo de incentivar a prática do esporte em Juiz de Fora e formar equipes para futuras competições locais e regionais.

Público-alvo: meninos e meninas entre 13 e 16 anos.

Inscrição: interessados devem comparecer no local e dias de treinamento para preenchimento das vagas; coordenação – professor Paulo Ferreira Pinto.

Local, dia e horários: quadra poliesportiva da Faefid, próxima às quadras de tênis, às 
segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h30, para os meninos; e nos mesmos dias, das 17h30 às 19h, para as meninas.

Vagas: 40 vagas, sendo que 20 estão ocupadas.

GINÁSTICA E EQUILÍBRIO
O projeto atende a comunidade de Juiz de Fora e trabalha a prática da ginástica em adultos, melhorando equilíbrio, postura, dentre outros.

Público-alvo: homens e mulheres adultos.

Local, dias e horários de atividade: ginásio poliesportivo da Faculdade de Educação Física da UFJF, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 18h ou das 18h às 19h.

Inscrição: procurar o coordenador do projeto, professor Carlos Coelho, no horário das aulas, para avaliação.

Vagas: ainda há vagas para a turma das 17h às 18h; são 18 por turma.

INICIAÇÃO À GINÁSTICA RÍTMICA

Mostra é realizada todos os anos

Edição da Mostra de Ginástica Corporal na Faculdade de Educação Física

O projeto de extensão de iniciação à Ginástica Rítmica, uma das ginásticas olímpicas, funciona como campo de estágio para estudantes da Faefid. O resultado do desenvolvimento das aulas é demonstrado para o público através da Mostra de Ginástica e Arte Corporal da Faefid e também por meio da participação na Copa Mineira de Ginástica, sediada em Belo Horizonte.

Público-alvo: dois grupos, de 7 a 10 anos e de 11 a 13 anos.

Local, dias e horários: ginásio poliesportivo da Faefid, às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h.

Inscrição: procurar a coordenadora do projeto, professora Adriana Leite, no horário dos treinamentos.

Vagas: seis vagas remanescentes no grupo de 11 a 13 anos. Interessados em qualquer grupo podem se inscrever na lista de espera. São, no máximo, 25 alunos de 7 a 10 anos e 15 no de 11 a 13 anos.

GINÁSTICA GERAL
Trabalho que envolve dança, folclore, ginástica, com foco no lazer, desenvolvido por meio de uma nova visão de ginástica, com o uso de tecidos, cordas e indumentárias.

Público-alvo: interessados em geral, com turmas para comunidade e alunos separadas.

Local, dias e horários: no ginásio poliesportivo da Faefid ou na sala 1 da Faefid, às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h para a comunidade, e das 17h às 19h para alunos.

Inscrições: procurar o coordenador do projeto, professor Neil Franco, no horário das aulas.

Vagas: não há número definido de vagas.

SERVIDOR SAUDÁVEL
O projeto “Servidor Saudável” oferece treinamento de corrida, caminhada e técnicas de força para atletismo a professores e técnico-administrativos em educação da UFJF. A iniciativa é uma parceria entre Sistema de Atenção à Saúde do Servidor (Siass/UFJF) e Faculdade de Educação Física.

Público-alvo: professores e técnico-administrativos em educação da UFJF.

Inscrição: interessados devem comparecer ao treinamento, obter carta de indicação para o Siass e fazer exames médicos; coordenação – professor José Augusto (Guto) Rodrigues.

Local, dias e horários: pista de atletismo da Faefid, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 9h para corrida e, nas terças e quintas-feiras, das 7h às 9h para os treinamentos de força.

Vagas: 40 vagas.

NATAÇÃO

projeto_natacao_UFJF_Foto_Caique_cahon_UFJF

Aulas de natação são oferecidas a interessados de todas as faixas etárias (Foto: Caique Cahon/UFJF)

As turmas são abertas todo início de ano letivo, e as aulas abrangem crianças, adolescentes e adultos que queiram aprender ou aprimorar o desempenho no esporte. Todas as aulas são ministradas por alunos da faculdade, supervisionados, com o objetivo de desenvolverem conhecimento acadêmico na área.

Público-alvo: todas as faixas etárias, agrupadas em 6 a 10 anos, 11 a 17 anos e a partir dos 18 anos.

Local: piscina da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.

Vagas: não há disponíveis; novas turmas serão abertas em 2017; coordenação – professor Edson Vieira.

Portal UFJF 2016

UFJF 2016 no Facebook e no Instagram