img_04Seja bem-vindo, calouro! As primeiras semanas de aula marcam o início de uma nova etapa na sua vida e, para facilitar, você encontrará no Portal do Estudante informações indispensáveis para a vida acadêmica. A Universidade é mesmo um universo – de possibilidades, de conhecimento, de experiências. Prepare-se lendo o Manual do Calouro e aproveite ao máximo!

As aulas do segundo semestre no campus Juiz de Fora começam no dia 22 de agosto e, em Governador Valadares, no dia 3 em outubro. Confira as datas importantes do calendário acadêmico aqui. Se você ainda não conseguiu visualizar suas aulas pelo Siga, no primeiro dia de aulas, procure a secretaria ou coordenação de seu curso. Lá estarão disponíveis os horários e o mapa de sala. A Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria, no campus Juiz de Fora, também poderá ajudar.

Siga

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF. Através dele, os alunos podem acessar informações sobre disciplinas, horários, salas, notas, imprimir histórico escolar e comprovante de matrícula, solicitar matrícula em disciplinas, solicitar trancamento de disciplinas ou do curso, atualizar informações cadastrais, reservar e renovar o empréstimo de livros da biblioteca e participar de sorteios de ingressos para eventos realizados no Cine-Theatro Central.

Para começar a utilizar o Siga, basta clicar em “meu primeiro passo” e digitar seu CPF em “login”. Será enviado um código de ativação para o e-mail informado na matrícula. Após receber o código, o estudante tem o seu login ativado e pode acessar o sistema.

Biblioteca

A UFJF possui 18 biblioteca e o acervo de milhares de exemplares contempla todas as áreas do conhecimento. Sabia como pedir empréstimo de livros e utilizar outros serviços em: http://www2.ufjf.br/estudante/biblioteca/

Carteirinha

Aproveite a primeira semana de aula para fazer seu cartão de acesso ou carteirinha. Ela possibilita, principalmente, a entrada no Restaurante Universitário (RU) e o uso das bibliotecas.  Em Juiz de Fora, as carteirinhas são confeccionadas no RU do campus. Veja como fazer. http://www2.ufjf.br/estudante/carteirinha/

Transporte

Como chegar à UFJF? Essa é uma dúvida frequente dos calouros. A primeira dica é tentar localizar seus pontos de interesse pelo mapa. Ele também está disponível nos pontos de ônibus dentro do campus. Na página http://www2.ufjf.br/estudante/transporte você confere todas as linhas de transporte urbano disponíveis e fica sabendo como funciona o transporte dentro da UFJF (ônibus cinza). Esses circulam dentro do campus e chegam até a outras unidades do lado de fora.

Restaurante Universitário (RU)

O RU é uma boa opção para o estudante que precisa fazer refeições fora de casa: oferece refeições diversificadas e preparadas por orientação de uma equipe especializada. Dê uma olhada no cardápio no Portal do Estudante. São duas unidades: no Campus, próximo à Faculdade de Engenharia, servindo almoço, jantar e café da manhã, e no Centro de Juiz de Fora, na Rua Santo Antônio, próximo ao Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm), servindo apenas almoço. Para poder utilizar o restaurante é necessário que o estudante apresente a carteirinha para comprar os tickets no local. Almoço e jantar custam R$ 1,40 e desjejum R$ 0,50.

Apoio Estudantil

Com o objetivo de dar condições aos alunos de se dedicarem integralmente aos estudos, a UFJF oferece o Programa de Assistência Estudantil, que consiste em modalidades de bolsas de auxílio financeiro, além de apoio psicológico e pedagógico aos estudantes. O discente interessado pode dar início ao processo de auxílio a qualquer momento, através do Siga, desde que atenda as condições socioeconômicas. Para os ingressantes pelos grupos de cotas A e B, será utilizada a documentação entregue na matrícula. Saiba mais.

Bolsas e outras oportunidades

Há muitas oportunidades além da sala de aula. Bolsas de treinamento profissional, monitoria, iniciação científica e extensão, programas de educação tutorial (PET e GET), empresas juniores e os estágios. As bolsas variam de R$340 a R$400. Para quem é calouro, vale tentar uma vaga como voluntário para adquirir mais experiência.  Os editais são abertos geralmente no início de cada semestre. Fique atento aos murais da faculdade e encontre as oportunidades no Portal do Estudante.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato pelo faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo estudante@comunicacao.ufjf.br.