(Foto: Géssica Leine)

De acordo com mestrando Fernando José Soares, proposta é tornar o assunto significativo e atraente para os alunos (Foto: Géssica Leine)

O mestrando Fernando José Soares, do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), defendeu, nesta terça, 16, a dissertação “Uma Proposta de Atividades para o Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica”.

A pesquisa aborda uma proposta diferente de tratar a matemática financeira na educação básica, com o intuito de fazer que esta seja mais significativa e atraente para o aluno. Segundo Soares, a ideia é que os alunos se interessem mais pelo assunto: “Como o projeto traz situações reais do cotidiano, a chance de o aluno despertar o interesse para o estudo da matemática é bem maior”, explica.

Para o orientador Nelson Dantas Lousa Junior, o trabalho desenvolvido se faz relevante por permitir uma conscientização financeira de uma forma mais simples. “As atividades possuem por objetivo um primeiro contato dos alunos com o mundo financeiro, trazendo para eles, de maneira mais clara, uma melhor compreensão.”

Além de Nelson, participaram da banca examinadora os professores Willian Versolati França, Rônei Sandro Vieira e Sandra Imaculada Moreira Neto, esta por videoconferência.