São 30 novos veículos, fabricados com materiais mais leves e com novos dispositivos antifurto (Foto: Géssica Leine)

Quem deseja pedalar pelo campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mas não possui uma bicicleta, conta agora com uma novidade. O bicicletário “Estação Bike UFJF” disponibilizado no anel viário foi totalmente renovado pela Unimed Juiz de Fora, empresa que administra o equipamento. São 30 novas bicicletas, fabricadas com materiais mais leves e com novos dispositivos antifurto, a fim de garantir a segurança do usuário e evitar ocorrências de vandalismo. Após a renovação, os empréstimos aumentaram significativamente. Nos dias 30 e 31 de julho, foram contabilizados 49 empréstimos; já nos dias 6 e 7 de agosto, subiu para 463, um aumento de 94%. Nestes mesmos períodos, foram 39 novos cadastros contra 102; e empréstimos cancelados, rejeitados ou terminados caiu de 30% para 12,8%.

O sistema de compartilhamento de bicicletas foi inaugurado em janeiro de 2015 e, até junho deste ano, já foram registrados mais de 56 mil empréstimos. A Estação Bike funciona em frente ao prédio da Reitoria e tem a mesma proposta da Academia ao Ar Livre que é incentivar a prática de exercícios físicos e garantir mais momentos de lazer e bem-estar à comunidade.

As bicicletas dispõem de mecanismos especiais de segurança e, para ter acesso ao benefício, é preciso fazer um cadastro prévio, que deve ser feito no site www.unimedjf.coop.br. As bicicletas só podem ser utilizadas no campus da UFJF. O cadastro deve ser feito somente por maiores de 18 anos.

Ao acessar unimedjf.coop.br, o interessado clica no banner do serviço e realiza o cadastro. Ele preenche um formulário e recebe informações detalhadas sobre as regras de utilização do benefício. Há um campo de preenchimento exclusivo para clientes e outro para quem ainda não é cliente.

As bicicletas dispõem de mecanismos especiais de segurança e, para ter acesso ao benefício, é preciso fazer um cadastro prévio (Foto: Géssica Leine)

Para o beneficiário da operadora, basta informar o número do cartão do plano e confirmar seus dados pessoais. Se o interessado ainda não é cliente, ele preenche os dados pessoais e paga, via cartão de crédito, uma taxa de cadastro simbólica e única de R$ 1, que será estornada após validação do registro. Não haverá cobrança extra.

Ao se cadastrar, todo interessado recebe uma senha de quatro dígitos, que garantirá o acesso gratuito ao bicicletário na UFJF. Depois, é só digitar esta senha no totem de auto-atendimento e, em seguida, o número da bicicleta que deseja utilizar. Cada beneficiário terá direito a uma hora de uso, quantas vezes quiser, respeitando o intervalo de 15 minutos e os limites do campus universitário. A devolução é obrigatória no ponto de partida.

A Estação Bike Unimed UFJF funciona todos os dias, das 6h às 22h.

Outras informações: 0800 777 22 55 (Unimed)