I

Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)  

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) oferece 185 vagas para o segundo semestre deste ano, sendo 15 específicas para a UFJF, distribuídas em duas categorias: Servidores das Ifes e Demanda Social. As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto. O formulário de inscrição deve ser preenchido no site do Profiap, e outras informações podem ser conferidas no edital.

Programa de Pós- Graduação em Artes, Cultura e Linguagens-Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Artes,Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Desing (IAD) oferece uma bolsa de pós-doutorado no desenvolvimento de projeto de pesquisa para o segundo semestre deste ano. O projeto deve estar vinculado a uma das três linhas de pesquisa do programa: Arte, moda: História  e cultura; Cinema e audiovisual e Estudos interartes  e música. As inscrições podem ser feitas até 22 de agosto. Outras informações podem ser conferidas no edital.

Programa de Pós- Graduação em Modelagem Computacional -Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós- Graduação em Modelagem Computacional  está com inscrições abertas para seleção de mestrado e doutorado. São até ​cinco vagas para o mestrado e até ​quatro para o doutorado para o terceiro trimestre de 2016. As vagas são para as duas linhas de pesquisa – Métodos Computacionais Aplicados e Sistemas Computacionais Aplicados. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto , na secretaria do PGMC,  pelos Correios, utilizando-­se apenas do serviço de entrega expressa de documentos (Sedex; ou pelo endereço de correspondência eletrônica.  Mais informações podem ser consultadas no edital.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais -Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) abre seleção de doutorandos à Bolsa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE Capes para 2017. A quantidade de bolsistas pode variar conforme o mérito e a duração das propostas que serão analisadas pela Comissão de Avaliação. A bolsa tem duração de um ano. As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro. Outras informações no edital.

Oportunidades para 2017

Programa de Pós-Graduação em Economia – Doutorado

O Programa de Pós- Graduação em Economia abre oito vagas para seleção de candidatos ao doutorado em Economia para 2017. Das oito vagas citadas, duas serão destinadas para estrangeiros originalmente residentes no exterior que tiverem avaliação condizente com os critérios estabelecidos.  As inscrições podem ser realizadas pela internet, no Sistema Integrado de Gestão (Siga) ou enviados para a Secretaria da  Faculdade de Economia até 28 de outubro de 2016. Para mais informações, confira o edital.

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) oferecerá 12 vagas para o Mestrado Acadêmico em Administração para 2017. As vagas serão divididas igualmente para as duas linhas de pesquisa: Gestão, tecnologia e processos organizacionais e Indivíduos, organizações e sociedade. As inscrições podem ser realizadas presencialmente, na Secretaria Administrativa da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h), ou pelos Correios (via Sedex), entre 19 de setembro e 10 de outubro de 2016. Para mais informações, confira o edital aqui.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) – Mestrado

Há vagas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom). São 30 para o mestrado, em três linhas de pesquisa: Comunicação e poder, Culturas, narrativas e produção de sentido e Estética, redes e linguagem. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro, na secretaria da Faculdade de Comunicação, das 9h às 16h, ou pelos Correios, desde que os documentos sejam enviados até 29 de agosto. O edital pode ser lido aqui.

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado

No Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) estão abertas para os cursos de mestrado e doutorado, nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão, políticas públicas e avaliação educacional e Linguagem, conhecimento e formação de professores. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 de agosto pela página do programa. Ao todo serão oferecidas 60 vagas, sendo que 45 são para o mestrado e 15 para o doutorado. Para outras informações, acesse aqui o edital.

Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Outra oportunidade está no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. São 21 vagas para mestrado e 14 para doutorado em 2017, nas seguintes linhas de pesquisa: Literatura e Crítica Literária e Literatura, Identidade e Outras Manifestações Culturais. As inscrições poderão ser feitas presencialmente de 15 de agosto a 30 de setembro deste ano ou via Sedex até 23 de setembro. Os editais do Doutorado e do Mestrado já estão disponíveis.

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social oferece 20 vagas para o mestrado no primeiro semestre de 2017. As inscrições podem ser feitas de 15 de agosto a 16 de setembro de 2016, pelo site. Outras informações podem ser conferidas no edital.