sfs

Objetivo é atender principalmente demandas de pessoas que já estiveram em outras edições e que foram prejudicadas pela ausência de editais, podendo assim diminuir seus prejuízos (Foto: Stefânia Sangi)

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta sexta (29), um novo edital do Programa de Apoio à Qualificação – Graduação e Pós-Graduação stricto sensu (Proquali). A nova Comissão Gestora do programa realizou, em abril deste ano, uma pesquisa para identificar a demanda de pleiteantes à bolsa e fechou o texto do edital segundo resolução aprovada pelo Conselho Superior (Consu). O último havia sido publicado em abril de 2015 e era válido até junho daquele ano. Desde então, devido aos cortes orçamentários do Governo, não foi possível a realização de novas edições.

“A comissão reformulou a resolução para o programa, inclusive criando a possibilidade da construção de uma política ainda mais eficiente para o Proquali, e criou este edital, que é transitório, para atender, principalmente, demandas de pessoas que já estiveram em outras edições e que foram prejudicadas pela ausência de editais, podendo, assim, diminuir seus prejuízos”, afirma o pró-reitor de Orçamento, Planejamento e Finanças, Eduardo Condé.

Desta vez, estão sendo ofertadas 192 bolsas ao todo. São 45 para graduação, com um valor de R$ 500, e outras 147 para pós-graduação, de R$ 1.300 cada. A novidade é que, pela primeira vez, as bolsas de graduação beneficiam, também, os alunos da rede pública de ensino. “É importante ressaltar que, neste edital, a modalidade de bolsa para graduação contemplará também os servidores que estejam realizando curso de graduação em instituições públicas – inclusive na UFJF. Nos editais anteriores esta modalidade abrangia apenas os alunos de cursos ofertados por instituições privadas”, explica a gerente de programas de qualificação da UFJF, Inêz Cristhina Marcelino.

As inscrições estarão abertas a partir das 12h do dia 9 de agosto até às 18h do dia 16 do mesmo mês e deverão ser feitas através do SIGA 3 (administrativo), pelo ícone “Recursos Humanos”. As instruções para a inscrição e a lista da documentação necessária estão especificadas no edital. Os candidatos também devem ficar atentos ao cronograma.

A Comissão Gestora do Proquali, considerando o caráter transitório do edital, e a necessidade de apoiar a qualificação dos servidores que receberam bolsas no edital nº 02/2015 – o último vigente – e que estão com as respectivas qualificações em andamento, estabeleceu dois critérios de seleção para esta edição: a condição de o servidor ter sido beneficiário do Programa de Apoio à Qualificação – Graduação ou Pós-Graduação stricto sensu – PROQUALI no edital nº 02/2015- CCDP/PRORH e manter-se vinculado ao mesmo curso que ensejou a concessão da bolsa no referido edital; e a ordem cronológica (do ingresso mais antigo para o mais recente) de matrícula no curso de graduação ou pós-graduação stricto sensu.

“Este edital é um compromisso que a administração superior assumiu em lançá-lo ainda neste ano para poder atender pessoas que já estiveram em outras edições do Proquali e que, por um motivo ou outro, tiveram problemas de continuidade de bolsas. Isso acabou prejudicando quem já estava envolvido em programas de qualificação”, justifica Condé.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 9 de setembro, a partir das 18h, e será publicada na página da Progepe.

Confira o edital.