ideasformilk

Ignacio Delgado e Paulo do Carmo no lançamento do Ideas for Milk. (Foto: Caique Cahon)

Já pensou em ter sua startup incubada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) enquanto contribui para um dos maiores agronegócios do Brasil? Essa é a proposta do concurso “Ideas for Milk”, competição para empreendedores em busca de soluções inovadores para a cadeia do leite. O desafio foi apresentado na tarde desta terça, 26, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceira na iniciativa e sede de uma das etapas do concurso.

O objetivo do concurso é fomentar o desenvolvimento da área de pesquisa e inovação dentro das universidades, de acordo com o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Godinho Delgado. “É um chamado nacional para os empreendedores e pesquisadores desenvolverem soluções tecnológicas para esse importante segmento”, explica. “O leite é uma cadeia muito forte na nossa região, e nós esperamos que essa iniciativa desperte vocações dentro da universidade, para fomentar o desenvolvimento tecnológico.”

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado do Leite, Paulo Martins, a intenção é unir o segmento tecnológico ao agropecuário, algo que ainda está em falta em todo o país. “Boa parte do público que desejamos sensibilizar não está vinculada ao leite, o pessoal da área tecnológica não tem essa característica. A turma do leite não conhece a da tecnologia, e a da tecnologia não conhece a do leite. O que queremos é a junção dessas duas tribos”, diz.

As propostas apresentadas no concurso devem buscar soluções relacionadas com as grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, apresentadas durante o evento pela pesquisadora da Embrapa, Rosangela Zoccal. Os segmentos envolvem insumos agropecuários, o trabalho dos produtores rurais, a logística de captação e distribuição do leite, além da produção e comercialização de laticínios.

O agronegócio do leite é o setor econômico que mais cresce no país, envolvendo cerca de 4 milhões de trabalhadores, com o leite sendo produzido em 99% das cidades brasileiras. De acordo com Rosangela, a previsão é de que esses valores cresçam cada vez mais. “Segundo o Ministério da Agricultura, até 2023 a produção pode chegar até 46 bilhões de litros. É um movimento grande, com uma produção em constante crescimento e um mercado com futuro promissor”, afirma.

ideasformilk wagner

Wagner Arbex explica que para criar uma startup é preciso ter vontade de empreender. (Foto: Caique Cahon)

Inscrições

As inscrições para o concurso “Ideas For Milk” serão online, do dia 1º de agosto a 12 de outubro. Podem participar equipes informais ou startups já constituídas, com ideias para projetos de software web, aplicativos mobile ou solução em hardware, que apresentam inovação em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. De acordo com Wagner Arbex, analista científico da Embrapa, o que os participantes devem ter em comum é a vontade de empreender. “A vontade também de estabelecer um negócio, ter um novo futuro pela frente e de atuar em um mercado conhecidamente promissor. O que nós temos aqui hoje é uma grande oportunidade de as pessoas começarem um bom negócio”, explica.

O estudante de Engenharia Elétrica – Telecomunicações, Mateus Carpanez Correa, pretende participar do “Ideas for Milk”, em função da oportunidade de se inserir no mercado de startups. “Apesar de ser uma área enorme no Brasil, nunca tinha visto competições de inovações voltadas para esse segmento, então é mais um jeito de receber inputs, novas formações e abrir a cabeça para outras possibilidades e tecnologias”, diz.

Para Abel Fernandes, consultor associado da Infinite, startup criada durante o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados da UFJF, a integração dos setores e o próprio cronograma do concurso beneficiará os participantes. “Para nós é uma grande oportunidade de ter um cronograma muito bem definido, de ter mentorias de gente altamente capacitada e receber imputs da sociedade de uma maneira geral sobre o produto dessa comunidade do leite”, afirma Fernandes.

Sendo o concurso voltado para quem possui ideias inovadoras, o professor Filipe Andrade La-Gatta, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste – MG), pretende apresentar projetos desenvolvidos nos campos agropecuários do instituto. O campus de Juiz de Fora trabalha com telecomunicação, eletrônica e automação, em parceria com os campi de Barbacena e Rio Pomba, que atuam com a criação de bovinos e produção de laticínios, respectivamente. De acordo com Filipe, a participação no “Ideas for Milk” será uma forma de melhorar a aplicabilidade do trabalho desenvolvido pelo IF. “A principal importância de participar de um concurso desse é conseguirmos demonstrar a nossa capacidade de desenvolvimento, articulação, e a nossa correlação com a melhoria dos arranjos locais”, explica. “No instituto, nós temos a premissa de contribuir sempre com os arranjos locais. Com a Embrapa trazendo essa perspectiva nacional, nós conseguimos expandir bastante nossa área de atuação”, completa.

Outras informações:

Ideas for milk