O Programa de Formação Empreendedora, promovido pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), chega à terceira edição em agosto. Os interessados podem se inscrever por este link até o próximo dia 16. Nesse período, caso as 25 vagas disponíveis na turma sejam preenchidas, será aberto cadastro reserva.

Para o responsável pela Incubadora de Base Tecnológica, Leonardo Frossard, o programa é um catalisador do empreendedorismo, uma vez que capacita e seleciona projetos com potencial para incubação. “A ideia é estimular essa cultura empreendedora na comunidade acadêmica, e na cidade como um todo. Por isso, nos preocupamos em ofertar três turmas por ano.”

“Na primeira turma, geramos quatro projetos, que receberam assessoria da equipe do Critt na construção de seus planos de negócios – que envolvem produto, mercado, finanças e outros aspectos. Sendo assim, o programa é uma oportunidade de agregar conhecimento para transformar uma ideia em uma empresa, com suporte de um grupo especializado”, ressalta Frossard.

Prático e enxuto

Graduando do sétimo período de Engenharia Mecânica na UFJF, o estudante Leonardo Morandi participou da segunda turma do programa e conta que está num momento de vida ideal para a aquisição desse conhecimento. “No futuro, quero abrir uma empresa, por isso, acho importante poder tentar e errar o quanto antes. O ambiente do Critt/UFJF, por reunir diversas empresas, informações e vivências, é muito bom para podermos aprender com as pessoas que estão lá. Fazer um curso de plano de negócios, em geral, é muito caro e nem sempre tão bom. Conseguir isso em dez semanas é algo incrível, sobretudo, com um conteúdo mais enxuto e um processo muito prático. A gestão financeira, por exemplo, é um quesito difícil de se lidar, principalmente se você não fez um curso de Administração ou Engenharia de Produção. Então, o Centro trouxe uma visão que não é muito usual para nós.”

Na próxima quarta-feira, dia 27, às 16h, será realizada a banca de seleção dos projetos da segunda turma. Diante disso, Morandi já confirmou que não perderá a oportunidade de submeter sua primeira proposta. “Para um empreendedor novo, com pouca experiência, o suporte de pessoas que estão nesse mercado há muito tempo é fundamental, pois é o processo mais fácil de aprendizado. Certamente é uma oportunidade que tem muito a nos proporcionar.”

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Comunicação e Marketing-Critt/UFJF)