arquibancada_UFJF_ufjf2016_atletismo

Espectadores poderão assistir a treinos; ingressos gratuitos devem ser reservados on-line (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Será uma honra para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) compartilhar com o público, especialmente a comunidade acadêmica, momentos únicos de esportistas que estão se preparando, no campus, para os Jogos Rio 2016. São oito países com nove equipes e cerca de 340 atletas.

Para isso, a Universidade se organizou para receber da melhor forma possível as delegações estrangeiras, como parte de sua política de extensão, relações internacionais e de incentivo ao esporte. A instituição sabe que há o interesse de muitos estudantes, moradores, em acompanhar os treinos, em saber como campeões mundiais de salto com vara conseguem ultrapassar cinco metros de altura. Ou ver velocistas “voarem” por cem metros de distância em menos de dez segundos. É realmente surpreendente, não é?

É preciso ressaltar que um dos pontos que a Universidade frisou em encontros com diversas instituições foi manter o intercâmbio com as equipes – seja como espectador, observador atento ou apoiador.

Para isso, a organização do UFJF 2016 –  a marca que demos ao período de treinamento dos esportistas no campus e outros eventos relacionados – encontrou meios de fomentar a participação do público, de maneira fácil, rápida e on-line, ou seja, pode ser garantida no conforto de sua casa.

Afinal de contas, a principal contrapartida da instituição em receber os atletas é ter momentos para compartilhar com o público a expertise deles. O público não poderia ficar de fora. Vai ter é uma prévia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. E o melhor: de graça e ainda mais perto de casa.

Você possivelmente já deve ter ouvido, lido, sobre esquemas de segurança que estão sendo montados para os Jogos e grandes eventos. Considerada a proporção, na UFJF não vai ser diferente. Com o apoio de forças de segurança local, estadual e nacional, mobilizadas pela instituição e também nela procurada, há cerca de um ano, foi elaborado um plano de apoio ao evento.

Como nos foi alertado, não é para vermos fantasma em tudo e ficarmos retidos em casa, com receio de aproveitar a beleza do esporte. Mas também não é para ficarmos alienados, dizendo que não há risco. Por isso, preparamos uma série de medidas para garantir o conforto dos participantes. Pode parecer pedante, mas a intenção é que entrando na Faculdade de Educação Física, você só se preocupe em assistir aos treinos. Leia mais recomendações abaixo.

Vamos aos pontos práticos para você conseguir sua inscrição:

arquibancada_UFJF2016

Ingresso é válido para o dia inteiro; vagas ainda serão abertas (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Serão disponibilizados mil ingressos gratuitos para cada dia. Na segunda, mil. Na terça, mil. E assim vai.

Para a gente se organizar, dar tempo de imprimir tudo e para que saia tudo seguro, é preciso que a reserva gratuita do ingresso seja feita, on-line, com antecedência. Programe-se, garanta sua vaga e venha. É como comprar ingresso para um show ou outro evento. Neste caso, gratuito.

O passo a passo

Acesse o site UFJF 2016
e vá ao menu Participe. Antes leia tudo aqui, ok?! 

Nessa seção do site, haverá o link para você escolher qual dia de treinamento quer assistir. 

A inscrição não é por horário de treino, mas por dia de treino. Você pode assistir à preparação de atletas de manhã, almoçar, e voltar quando quiser no dia. Para voltar, basta se apresentar no credenciamento e na segurança novamente.

Serão mil ingressos por dia, por isso é preciso garantir a vaga, fazendo a reserva on-line com antecedência. O prazo para reservar é aberto com 48 horas de antecedência e termina na véspera do treino.

Serão mais de 30 dias de treino, com vagas praticamente todos os dias, cerca de 30 mil ingressos. Não tem como você perder.

Escolhido o dia, clique no link para ser direcionado à página de inscrição. Escolha a quantidade de ingressos – é possível reservar três por vez. Preencha com seus dados o formulário. Ao enviar seu cadastro, o ingresso gratuito será encaminhado para o seu e-mail. Você terá de imprimi-lo ou mostrá-lo pelo celular à equipe de credenciamento, que fica bem ao lado da guarita da Faculdade de Educação Física.

Retirar adesivo do dia
Todos os ingressos são analisados pelas equipes de credenciamento e de segurança. Repare que o ingresso vem no seu nome, tem número de inscrição, código de barras e QR Code único (símbolo na lateral). Isso porque ele só vale para você, para o nome que aparece nele. Ao imprimir, verifique se o código está legível.

Com esse ingresso em mãos, é só procurar nossa equipe de credenciamento, aquela ao lado da guarita. Com tudo certo, você ganha nossa credencial para o dia.

Em seguida, você passa por nossa equipe de Segurança, que verá sua credencial e passará o detector de metais ao redor de seu corpo. Tranquilo. Por isso, não é permitido entrar com materiais perfurocortantes, como canivete, objetos pontiagudos, tesoura. Armas? Nem pensar. Explosivos? Nada disso, camarada! Só na paz, vamos assistir aos treinos. Por isso, a organização recomenda evitar ir de mochila, pois elas poderão ser revistadas, e para evitar filas.

No interior
Lá dentro da Faculdade, você será orientado a ir para o ginásio, onde haverá treinos de vôlei, ou para a arquibancada da pista de atletismo. Teremos equipes de apoio para orientá-lo. E como prevenção, haverá também vigilantes, outras forças de segurança e câmeras.

No mais, aproveite, relaxe. Ah, teremos cantina. Você pode levar seu alimento e água também.

Agenda

pole_vault_salto_com_vara_UFJF2016_Foto_Caique_Cahon_UFJF

Aluno de projeto de atletismo da UFJF Lucas Macedo no salto com vara, uma das modalidades que terá atletas treinando no campus (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Haverá atividades o dia inteiro. Mas algumas observações: como são treinos, não são jogos, os horários podem mudar. O atleta pode estar indisposto, com aquele piriri da feijoada da noite anterior à qual não estava acostumado… Aí não rola treino. O tempo também pode não ajudar. Se você é morador de Juiz de Fora, sabe como são nossas quatro estações em um dia só. Mas a organização da UFJF 2016 fará todo o esforço possível para manter atualizada a agenda de treinos. Por isso, confira sempre antes de vir. E saiba que mudanças podem ocorrer.

É preciso falar também sobre uma diferença. Serão treinos e não jogos. No treinamento, não há aquela torcida (em alguns momentos é preciso fazer silêncio), às vezes o atleta fica no aquecimento, faz só exercícios táticos, em outros atua completamente. A vibe é outra. Mas, claro, não haverá igual. São nada mais nada menos que 340 atletas olímpicos e paralímpicos. Deram muitas voltas para estar aqui. Por isso, aproveite esta oportunidade de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e com espírito olímpico.

Depois de tanto texto, aí vai o resumo dos 7 passos para assistir aos treinos:

1 – Acessar o site UFJF 2016 e ir ao menu Participe;

2 – Escolher qual dia de treino disponível que deseja acompanhar;

3 – Na página de inscrição, escolher a quantidade de ingressos (até três);

4 – Preencher o formulário para reservar sua vaga;

5 – Imprimir o ingresso ou apresentá-lo à equipe de credenciamento no dia e na hora que for assistir (não haverá entrega de credencial antecipada);

6 – Obtenha seu credencial válido somente para o dia;

7 – Passe pela revista de segurança.

Aproveite o dia de treinamentos olímpicos e paralímpicos.

Observações:
Como o ingresso é válido para o dia inteiro, você pode sair da Faculdade. Só precisará se apresentar novamente à equipe de credenciamento e de segurança.

Serão disponibilizados mil ingressos por dia. Garanta a vaga on-line.

Portal UFJF 2016 | Facebook | Instagram