27699690570_5bcde2bfc1_z

Diplomas estão arquivados na Central de Atendimento (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dispõe de milhares de certificados e diplomas de alunos egressos de cursos de graduação, atualização, especialização, mestrado e doutorado. Os documentos estão na Central de Atendimento (CAT) à espera de retirada pelos destinatários. De acordo com levantamento feito pelo setor, são cerca de três mil desde 1994. “Mas temos diplomas arquivados desde as primeiras turmas formadas pela instituição na década de 1960”, explica o coordenador de Atendimento, Hélder Dalamura.

Os interessados podem consultar informações juntamente à CAT a partir dos canais de comunicação ou indo diretamente ao prédio da Reitoria da UFJF, onde funciona o setor, para requerer os documentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 9h às 12h. A primeira via dos diplomas e certificados de graduação e pós-graduação é gratuita, basta o egresso apresentar a certidão negativa da Biblioteca Central (“nada consta”), também isenta de cobrança. A retirada pode ser feita por terceiros, mediante procuração simples.

A CAT está trabalhando para tornar o processo de busca nos arquivos mais ágil, por meio da digitalização não só dos diplomas, mas de todo tipo de documento que passa pelo setor. Desde sua criação, a Central é a porta de entrada para que alunos, técnicos, professores e o público externo possam solicitar informações e documentos acadêmicos ou administrativos, em consonância com a Lei de Acesso à Informação. Os serviços oferecidos podem ser encontrados no site.

Outras informações: ufjf.br/cat / (32) 2102-3911/ 2102-3978/ 2102-3979 (FAX) faleconosco@ufjf.edu.br