fsfs

Projeto deve desenvolver oficinas, eventos, visitas técnicas e outras atividades extras (Foto: Caique Cahon)

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF lança nesta quinta, 23, o Grupo de Estudos de Maquetes e Modelos de Arquitetura e Urbanismo (Gemau). O evento é aberto e acontece a partir das 13h, no Auditório 3 do Edifício Presidente Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia.

Com um ciclo de palestras que apresentam a importância das ferramentas tridimensionais para os projetos arquitetônicos, a proposta é apresentar o grupo de estudos e trazer discussões sobre o papel de maquetes e modelos no desenvolvimento da linguagem da arquitetura e urbanismo.

O vice-coordenador do projeto, Frederico Braida, aponta que estas são ferramentas essenciais para a elaboração de trabalhos na arquitetura. “O arquiteto dispõe de muitas formas de representação do projeto, através de textos e desenhos, por exemplo, mas é na tridimensionalidade da maquete que está a concepção do que imaginamos. Ali é possível ver de fato como tudo vai ficar estruturado. Além disso, é a melhor maneira de apresentar ao cliente ‘leigo’ qual será o resultado do projeto”.

O professor também conta que a iniciativa de formar um grupo de estudos específico para as maquetes surgiu da demanda dos alunos. “A grade do curso conta com disciplinas e outros projetos e pesquisas que abordam esta temática, mas o Gemau traz a possibilidade de aprofundar estes trabalhos”.

O Gemau
Foram selecionados 16 alunos para participarem do projeto de extensão, que vai abordar temáticas ligadas à Arquitetura e Engenharia, Design, Urbanismo e Paisagismo. A proposta inicial é que eles desenvolvam oficinas, eventos, visitas técnicas e outras atividades extras que propõem a investigação das maquetes nos seus diversos papéis: instrumento de concepção, representação, análise, comunicação e apresentação.

Na programação do seminário de lançamento do Gemau estão previstas palestras com temas relacionados à fabricação digital, aos estudos sobre a importância da representação tridimensional e também às relações das maquetes e modelos com a arquitetura bioclimática.

As inscrições para o evento podem ser feitas neste link.

Outras informações na página do evento.

E-mail para gemau.ufjf@gmail.com.