O 1º Encontro Interno de História da UFJF: práticas e pesquisas, promovido pelo Centro Acadêmico Galba Di Mambro (Cahis), pretende expor trabalhos de discentes da graduação e da pós graduação com o objetivo de estreitar suas relações com os professores e laboratórios da faculdade. O evento acontecerá entre os dias 12 e 14 de julho, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), das 14h às 18h.

A iniciativa atende demanda dos estudantes do curso, como afirma o secretário do Cahis, Paulo Henrique Silveira. “Os alunos sentiam falta de um evento onde pudessem expor suas pesquisas. Nossa ideia inicial é fazer com que eles conheçam os laboratórios do curso e tenham contato com os diversos trabalhos desenvolvidos aqui, podendo se aproximar dos estudos de seu interesse.”

Além da apresentação de trabalhos, estão previstas três mesas-redondas, com a participação de professores do curso. No dia 12, os debates serão sobre “As diversas formas de se escrever história”, reunindo pesquisas que fujam do campo documental (estudos sobre arte, cinema e afins). No dia 13, os docentes conversam com os alunos sobre “Memória e História” e, no último dia de encontro, 14, as discussões serão sobre a importância dos arquivos e da documentação na pesquisa em história.

O encontro reunirá trabalhos de conclusão de curso, dissertações, artigos e pesquisas finalizados ou que ainda estejam em andamento. Os interessados em apresentar seus estudos devem enviar um resumo do tema para o e-mail eihufjf@gmail.com até a próxima sexta-feira, dia 24, para avaliação da comissão organizadora. O resultado será enviado aos inscritos, por meio de carta de aceite, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Para os ouvintes, as inscrições serão realizadas no dia 12 de julho, antes do início do evento.

Outras informações:  1º Encontro Interno de História da UFJF: práticas e pesquisas