Ao todo, a UFJF receberá cerca de 330 profissionais envolvidos diretamente nas atividades esportivas, entre equipe técnica e atletas (Foto: Géssica Leine)

Ao todo, a UFJF receberá cerca de 330 profissionais envolvidos diretamente nas atividades esportivas, entre equipe técnica e atletas (Foto: Géssica Leine)

Nove delegações de oito países enviarão atletas para treinarem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para as Olimpíadas. Além das já divulgadas equipes de atletismo da China e do Canadá, também utilizarão a infraestrutura da Universidade a seleção masculina de vôlei do Egito e as equipes de atletismo da Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Polônia e Qatar. A delegação paralímpica canadense de atletismo também firmou acordo com a instituição.  “Juiz de Fora será a cidade de Minas Gerais com o maior número de delegações”, informou o reitor Marcus David em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 15.

Ao todo, a UFJF receberá cerca de 330 profissionais envolvidos diretamente nas atividades esportivas, entre equipe técnica e atletas. São esperados também familiares, amigos, jornalistas estrangeiros e torcedores.

 "Juiz de Fora será a cidade de Minas Gerais com o maior número de delegações", informou o reitor Marcus David em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 15. (Foto: Alexandre Dornelas)

“Juiz de Fora será a cidade de Minas Gerais com o maior número de delegações”, informou o reitor Marcus David. (Foto: Alexandre Dornelas)

A delegação chinesa, com cem integrantes, será a primeira a desembarcar em Juiz de Fora, no dia 22 de julho. A maioria das outras equipes chegará entre os dias 23 de julho e 1º de agosto e seguirá para o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016, a partir de 10 de agosto. As Olimpíadas ocorrerão de 5 a 21 de agosto. E as Paralimpíadas, de 7 a 18 de setembro.

Confira informações detalhadas sobre as equipes de cada país.

Entre os atletas confirmados estão o campeão mundial da marcha atlética de 50 quilômetros, em 2015, o eslovaco Matej Tóth, que visitou a UFJF no ano passado. O medalhista de ouro no decatlo pelos Estados Unidos, nos Jogos de Londres, em 2012, Ashton Eaton, e o campeão mundial em salto em altura, pelo Qatar, Mutaz Barshim, também estarão em Juiz de Fora. “Teremos um potencial de interações acadêmicas muito forte nesse período”, destacou Marcus David.

A lista com o nome de atletas ainda não foi fechada, conforme o diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Maurício Bara, pois ainda há esportistas em fase de classificação para os Jogos. Ainda segundo Bara, também há a previsão da vinda da equipe de vôlei masculino do Canadá, cujas negociações estão em andamento. “Todo esse resultado hoje é fruto da inclusão da UFJF na plataforma da Rio 2016, em 2010. A partir daí a porta do mundo esportivo se abriu para a UFJF. Muitos me perguntam: ‘o que a UFJF está oferecendo às delegações?’ e a resposta é: sua própria estrutura”, informou Bara.

Para o professor da Faefid Renato Miranda, diretamente envolvido no contato com as delegações, vários fatores foram definitivos para a escolha da UFJF. Além da proximidade com a cidade sede dos jogos olímpicos, contaram pontos clima, estrutura e qualidade dos equipamentos esportivos, além da proximidade de espaços como hospitais e rede hoteleira. “Um bom retorno que tínhamos é que sempre que as delegações se despediam, ficavam na cidade mais dois ou três dias para conhecer melhor nossa estrutura”.

O eslovaco Matej Tóth já conheceu a estrutura da UFJF no ano passado (Foto: Twin Alvarenga)

O eslovaco Matej Tóth já conheceu a estrutura da UFJF no ano passado (Foto: Twin Alvarenga)

Atividades e infraestrutura

A Faculdade de Educação Física da UFJF é capaz de oferecer treinamento a todas as modalidades de atletismo, desde provas de pista e campo, como corrida com barreiras, salto em altura, lançamento de dardo e de martelo. Durante a preparação das equipes, haverá treinos abertos ao público geral e à imprensa.

Cada delegação terá horários e dias definidos para treinamento na pista de atletismo, quadras e salas de musculação. Esse agendamento é usual em torneios, com número maior de atletas. Além da Faefid, os atletas, principalmente os de provas de longa distância, utilizarão a Via São Pedro.

A Faculdade de Educação Física possui pista de atletismo feita do mesmo material empregado em mundial da categoria e conforme parâmetros da Confederação Brasileira de Atletismo, com 400 metros de comprimento e oito raias. O complexo esportivo da unidade conta também com quadra e ginásio poliesportivo, piscina, sala de musculação, duas quadras de tênis, uma de peteca, uma de badminton. O campo de futebol possui estrutura para lançamento de dardo, martelo, disco e peso.

Na última visita ao campus, em maio, a equipe técnica do Canadá elogiou a infraestrutura da Universidade.

Cooperação

Para o treinamento das equipes na UFJF, as delegações assinaram termo de cooperação técnico-científica com a instituição, que prevê, entre outras contrapartidas, a realização de oficinas e a participação de alunos, técnicos e professores em atividades para intercâmbio de conhecimento.

A Faculdade de Educação Física planeja a realização do Congresso de Ciências do Esporte, com os profissionais das delegações, nos dias 3 e 4 de agosto. Também estão previstos workshops voltados para crianças e jovens dos projetos de extensão de Atletismo e parcerias com outros cursos da UFJF.

Maurício Bara também irá propor às equipes de atletismo um dia de competição aberta ao público. “O Canadá já se mostrou bastante interessado, mas falta confirmar com os demais. Temos que aproveitar tudo o que for possível dessa experiência, pois nossa geração possivelmente não verá outros jogos aqui no Brasil.”

Além da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação Física, profissionais das diretorias de Relações Internacionais, de Imagem Institucional, de Segurança e  de outros setores darão suporte às atividades. O diretor da Faculdade, Maurício Bara, garantiu o funcionamento das aulas da Faculdade, com interdição de algumas áreas de treino.

De acordo com o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, a instituição já está entrando em contato com diretores de cursos para que enviem, até o dia 30 de junho, projetos que tenham relação com o esporte. “Por exemplo, alunos do curso de Letras podem participar com tradução no evento científico e também na recepção dos atletas. Estudantes de Nutrição podem participar acompanhando como são os pratos de cada país para seus atletas. Na Comunicação, queremos montar uma estrutura para receber os jornalistas. Segundo a Abin, são esperados em torno de 1.500 profissionais de comunicação na cidade.”

Para a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, a oportunidade de internacionalização da UFJF será um dos principais ganhos. “Será uma grande oportunidade de crescimento a partir dessa experiência”. 

Segurança e trânsito

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica e das delegações durante os treinos, representantes das Polícias Federal e Civil, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Juiz de Fora, Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) estão se reunindo com dirigentes da Universidade para formular plano de prevenção.

Confira a entrevista coletiva