webserie cinema

O projeto “Cidade e memória: a construção da identidade urbana pela narrativa audiovisual” lançou este mês a Websérie “Cinema de Rua em Juiz de Fora”. A iniciativa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), busca romper as barreiras do mundo acadêmico, divulgando o conhecimento produzido para a população. O grupo pretende resgatar a memória dos cinemas de rua da cidade, de 1950 até os dias atuais, mostrando a importância desse seguimento e a influência que ele exerce no comportamento das pessoas.

O principal objetivo do projeto é analisar as sociabilidades e as subjetividades que o hábito de ir ao cinema provocou na população de Juiz de Fora desde a década de 50. Segundo a coordenadora, Cristina Musse, a sociabilidade era promovida devido à ocupação urbana que o cinema de rua despertava. Essa ocupação provocava efeitos “além de ser uma forma de ocupar a cidade como espaço físico. O público se relacionava, havia um ritual que ia desde a escolha do filme até o passeio pelas ruas e construções da cidade, havia troca entre as pessoas e entre o espaço”, diz. Ela destaca ainda que “estar no cinema de rua há 20, 30 anos, proporciona acesso a novas culturas e novas formas de pensar num mundo em que tudo era mais distante”.

Valéria Fabri, uma das integrantes do grupo e responsável pela produção e edição do material, conta que a ideia da série funciona como metalinguagem. O formato web, escolhido pelo grupo, facilita a divulgação e o acesso ao material. Ela atenta também para a importância que o trabalho tem na “recuperação da memória do audiovisual da cidade e que, ao traçar essa história, aponta para a necessidade de a cultura ser preservada.”webserie cinema central

A websérie é dividida em três capítulos: “Cinemas da rua Halfeld”, “Outros cinemas do centro da cidade” e “Cinemas de bairro”. O primeiro conta com cinco episódios, o de abertura e outros quatro que têm como tema central um dos cinemas da cidade: “Cinearte Palace”, “Cine São Luiz”, “Cine Glória” e “Cine-Theatro Central/Cine Festival”. A dinâmica dos episódios consiste em documentar a história dos cinemas de ruas por meio de depoimentos, mapeamento dos cinemas, fotos antigas e registros sobre como esses espaços eram e como estão atualmente.

Os episódios serão divulgados a cada 15 dias no canal do youtube e no site do grupo de pesquisa.