Romeu e Julieta_Shakespeare_Foto Márcia Falabella 1

Espetáculo Romeu e Julieta em cartaz no Forum da Cultura de quarta domingo. (Foto Márcia Falabella)

Para celebrar o seu Jubileu de Ouro, o Grupo Divulgação estreia no dia 8 de junho, às 20h30, no Forum da Cultura da UFJF, o espetáculo “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, com versão e direção de José Luiz Ribeiro. A temporada segue até o dia 3 de julho, com apresentações de quarta a domingo, sempre às 20h30. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

Clássico revisitado

A temática sobre o romance proibido entre um casal de enamorados, membros de famílias rivais foi contado por poetas e escritores que remontam à antiguidade, mas foi a versão do dramaturgo William Shakespeare que ganhou visibilidade e se tornou um clássico conquistando os palcos em diversos países e sendo muito adaptada para cinema, balé e ópera.

“Romeu e Julieta” envolve acontecimentos situados em Verona, e mostra a violência entre famílias rivais. Romeu e seus amigos penetram no Baile de Máscaras dos Capuletos e se apaixona perdidamente por Julieta. O casal se casa secretamente ajudado por Frei Lourenço e pela Ama. A situação se complica quando o pai de Julieta se compromete em casá-la com o Conde Páris. O desenlace se dá com a morte dos amantes.

Romeu e Julieta_Shakespeare_Foto Márcia Falabella 3

Grupo Divulgação comemora 50 com Romeu e Julieta, de William Shakespeare. (Foto: Márcia Falabella)

A montagem

Inspirada na arquitetura cênica elisabetana, a montagem do Divulgação prioriza o trabalho dos atores. A moldura cênica que envolve a narrativa parte de tablados que simbolizam uma encruzilhada onde os destinos se atravessam. Esta mesma encruzilhada serve de leito aos amantes na célebre cena da alvorada, que envolve a discussão entre o canto noturno do rouxinol e os trinados matutinos da cotovia.

Como em um jogo de lego, os tablados são movimentados pelos atores possibilitando a visualização do túmulo dos Capuletos. Como no teatro shakespeariano, a quebra de espaço convencional se dá por indicações textuais sugeridas também pela sonoplastia.

O teatro do tempo de Shakespeare prestigiava a narrativa oral, o que nos tempos modernos o aproxima de uma estrutura radiofônica. A trilha sonora composta pelo diretor do espetáculo foi montada através de composições que permearam várias montagens ao longo da trajetória do Grupo. A ressignificação de melodias, com arranjos do maestro Dionísio Giovanini, dará aos ex-membros do GD e ao público que acompanhou seu trabalho uma viagem através da música.

Os figurinos seguem a linha renascentista inspirada em cartas de Tarô, que também serviram de mote para criação do cartaz, elaborado por Franciane Lúcia e Márcia Falabella.  O cromatismo dos figurinos acentua a luta das famílias divididas entre o vermelho dos Capuletos e o azul dos Montecchios moderada pela figura do Príncipe, vivido por Franklin Ribeiro, vestida em branco luminoso. A mensagem evoca a Revolução Francesa e o caminho da intolerância gerando a violência trágica.

O elenco

Os estudantes universitários que compõem o elenco tiveram a oportunidade de mergulhar em um texto de grande expressividade. A trama juvenil, passada em Verona, deu a chance aos jovens atores de saborear o belo texto.

Victor Dousseau interpreta Romeu e Lorenza Cris, Julieta. Dowglas Mota vive Mercúcio, Renan Sousa faz Benvólio, o primo de Romeu; e Marcus Saramela interpreta Teobaldo, o grande antagonista de Romeu que precipita os rumos da tragédia. Márcia Falabella empresta seu talento no papel da Ama; Saulo Machado representa Frei Lourenço; Jonatas Vianna é o Conde Páris e Igor Santos interpreta Gregório. Humberto Ramos e Marina Metri são os pais de Julieta e Sylvia Lopes e Wallace Oliveira os de Romeu. Letícia Trindade e Paula Landim são as narradoras da trama. Na sonotécnica e iluminotécnica Michell Costa e Marina Lopes; no apoio Mariane Vilas Boas.  

GD e Shakespeare

O Grupo Divulgação comemora meio século de história e se destaca no cenário das artes cênicas pelo incansável empenho na pesquisa, experimentação e criação de espetáculos que atraem gerações de espectadores. Textos clássicos, eruditos e populares fazem parte do repertório do GD, que também possui uma dramaturgia própria que dialoga com a realidade social da cidade e do país.

Nas comemorações dos 400 anos de morte de Shakespeare, além da encenação de “Romeu e Julieta”, o Grupo organizou a exposição “Retrospectiva Shakespeare” documentando com fotografias e maquetes as montagens realizadas ao longo de sua trajetória: “O Mercador de Veneza”, “A tempestade”, e “Sonhos de uma noite de verão”, além de uma antologia intitulada “Costurando Shakespeare”.

Forum da Cultura

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)